Por thiago.antunes
Rio - Assessores e colegas de Renan Calheiros (PMDB-AL) estão acompanhando com lupa o caso do deputado Rodrigo Maia (DEM-RJ).
Se for quebrado o artigo 57 da Constituição, que proíbe a recondução do presidente da Câmara ao cargo, a tese também poderia valer para a presidência do Senado. Em dois pareceres Maia pode se candidatar, mas o caso foi parar no Supremo Tribunal Federal a pedido do Solidariedade.
Publicidade
Com a porta aberta, Renan pode até não se candidatar à reeleição, mas sua força política dobra e a equação política teria nova configuração com reflexos no Palácio do Planalto.
Fio de bigode
Publicidade
O senador Eduardo Braga (PMDB-AM) disse ontem à Coluna, que não crê num rompimento de acordo em torno de Eunício Oliveira (PMDB-CE) à presidência. “Acho que o acordo está fechado”.
Em cima da hora
Publicidade
O senador Paulo Bauer (SC), líder da bancada do PSDB, disse que as definições sobre as eleições à Mesa Diretora “só na véspera ou até no dia do reinício dos trabalhos”.
No gogó
Publicidade
Esquentou a disputa pela presidência da Câmara dos Deputados. Rogério Rosso (PSD- DF), Jovair Arantes (PTB-GO) e Rodrigo Maia (Dem-RJ) subiram um ponto no tom das críticas mútuas.
Filho do amigo
Publicidade
Começou o julgamento por corrupção, em Paris, de Teodorin Obiang. Ele é filho de Teodoro Obiang, amigo de Lula da Silva. O ex-presidente esteve duas vezes na Guinê Equatorial (2008 e 2013) e abriu as portas para a Odebrecht e Petrobras, que adquiriu 50% de participação na partilha de produção de petróleo da Guiné Equatorial, na África Ocidental.
Desconfianças
Publicidade
Sérgio Valle, economista-chefe da consultoria MB Associados, diz que está vendo Temer sangrar com a crise ao redor dele. Há temor de que a delação da Odebrecht possa atingir seu capital político.
Surpresa no caixa
Publicidade
Rio de Janeiro já cobra ICMS maior sobre serviços de comunicação, combustíveis, cerveja, chope, cigarros e energia elétrica. No caso do cigarro, a tributação de 29% é imediata.
Quem paga
Publicidade
As indústrias de tabaco reclamam. O prazo constitucional é de 90 dias, justamente para não surpreender o consumidor com o imposto na hora da compra.
Sócio
Publicidade
Há mais de 2 mil citações no JusBrasil de Regina Celi Carvalhaes de Andrade. Ela é a principal sócia da Umannizare Gestão Prisional e Serviços S.A.
Negócios
Publicidade
A empresa com sede em São Paulo é a responsável pela gestão do conflagrado presídio de Manaus. Outras sete unidades nos estados do Tocantins, Mato Grosso e Amazonas também fazem parte de seus negócios.
Calmaria no Planalto
Publicidade
O mercado financeiro começou bem a semana e o ano com a sexta alta em sete pregões. A alegria dos investidores surge com a relativa tranquilidade no noticiário político e pelas declarações de dois expoentes da República. O presidente da Câmara, Rodrigo Maia, disse que a reforma da Previdência estará concluída em maio e, no Senado, segundo Eunício Oliveira, no mês de junho.
Petróleo na veia
Publicidade
Há fatores pragmáticos também nesta animação na bolsa de valores. A principal é a valorização das ações da Petrobras, que voltou a dominar os negócios. A política de preços dos combustíveis, cujas tarifas serão reajustadas a cada mês, é o principal motivo dessa alta. Alegria do mercado, mas tristeza para o consumidor.
Escaramuças
Publicidade
Governador Rodrigo Rollemberg (PSB) rompeu com o vice-governador Renato Santana (PSD), pré-candidato ao governo distrital em 2018.
Ponto Final
Publicidade
Foram os tambores do pai de santo Bita do Barão. Foi o comentário bem-humorado do maranhense sobre o tremor de terra que atingiu vários municípios do estado ontem pela manhã.
Coluna de Leandro Mazzini