Pedro Parente - AFP
Pedro ParenteAFP
Por O Dia

Rio - O presidente da Petrobras, Pedro Parente, pediu demissão na manhã desta sexta-feira. O executivo estava, por volta das 11h30, em reunião com o presidente da República Michel Temer, no Palácio do Planalto. O encontro - e a demissão - ocorrem após o governo lançar medidas com custo de R$ 13,5 bilhões para baixar o preço do diesel e ajudar a encerrar a greve dos caminhoneiros.

Em carta, Parente disse que os resultados obtidos pela estatal durante sua gestão revelam o acerto das medidas adotadas no período. "A Petrobras é hoje uma empresa com reputação recuperada, indicadores de segurança em linha com as melhores empresas do setor, resultados financeiros muito positivos, como demonstrado pelo último resultado divulgado, dívida em franca trajetória de redução e um planejamento estratégico que tem se mostrado capaz de fazer a empresa investir de forma responsável e duradoura, gerando empregos e riqueza para o nosso país", escreveu.

Parente disse que sua permanência na presidência da Petrobras deixou de ser positiva e de contribuir para a construção das alternativas que o governo tem pela frente após a crise desencadeada pela paralisação dos caminhoneiros. "A greve dos caminhoneiros e suas graves consequências para a vida do país desencadearam um intenso e por vezes emocional debate sobre as origens dessa crise e colocaram a política de preços da Petrobras sob intenso questionamento". 

Por fim, Parente chamou de impecável a gestão do presidente Temer sobre a Petrobras, feita, segundo ele, sem interferência política. "Permita-me registrar a minha sugestão de que, para continuar com essa histórica contribuição para a empresa Vossa Excelência se apoie nas regras corporativas, que tanto foram aperfeiçoadas nesses dois anos, e na contribuição do Conselho de Administração para a escolha do novo presidente da Petrobras", finalizou.

Segundo o comunicado da Petrobras, a nomeação de um CEO interino será examinada pelo Conselho de Administração da Petrobras ao longo desta sexta-feira. Os demais membros da mesa da diretoria executiva permanecem os mesmos. A Petrobras ainda informou que os fatos que forem considerados relevantes serão prontamente comunicado ao mercado. 

 

Você pode gostar