Brasília - O presidente Jair Bolsonaro (PSL) e a família passaram, nesta quinta-feira, a primeira noite no Palácio da Alvorada. Desde a eleição, eles estavam hospedados na Granja do Torto, residência oficial da Presidência da República. O Alvorada será ocupado depois de dois anos e meio vazio, pois o ex-presidente Michel Temer (MDB) preferiu permanecer no Palácio do Jaburu, residência oficial dos vice-presidentes da República.
- Bolsonaro se reúne com Conselho de Ministros
- Bolsonaro usa tweet da Embrapa para provocar imprensa
- Bolsonaro: "Não haverá abandono de qualquer indivíduo"
- Bolsonaro diz que vai aproveitar texto da Reforma da Previdência
- Bolsonaro diz que pode debater fim da Justiça do Trabalho
- Bolsonaro sobre decreto das armas: 'sai em janeiro com toda a certeza'
- 'Não pretendo conversar com Queiroz', diz Bolsonaro
Bolsonaro reconheceu que prefere a Granja do Torto, porque lembra o clima de fazenda em que foi criado no interior de São Paulo. O presidente também disse que ali ele pode ir até o quintal, pegar frutas e fazer churrasco. Segundo Bolsonaro, agora no Alvorada, quando tiver tempo livre, tentará ir ao local.
O presidente afirmou que a mudança foi um pedido da primeira-dama, Michelle Bolsonaro, por praticidade. O palácio fica em uma região mais próxima à área central de Brasília, facilitando a ida da filha Laura e a enteada Isabela à escola.
Tradicionalmente, os presidentes da República utilizam o Alvorada como residência, mas também como ambiente para despachos específicos, como reuniões com ministros, assessores e até convidados estrangeiros. A distância entre o Alvorada e o Palácio do Planalto é de 8 quilômetros em uma região de pouco trânsito.