Carga de frango exportada ao Reino Unido é devolvida por contaminação por salmonela

País envia cerca de 337 mil toneladas por mês ao mercado externo

Por O Dia

Carga foi devolvida ao Brasil pelo Reino Unido
Carga foi devolvida ao Brasil pelo Reino Unido -
Brasília - Uma carga de frango com destino ao Reino Unido foi devolvida ao Brasil devido a uma contaminação por salmonela. A informação divulgada pelo Repórter Brasil em parceria com o jornal britânico The Guardian, foi confirmada pela ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina, nesta quarta-feira.
O país é o maior exportador de frango do mundo e envia cerca de 337 mil toneladas por mês para o comércio externo. De acordo com o ministério, a quantidade de produto devolvido é pequena diante do que é exportado e a salmonela não põe a saúde do consumidor em risco, pois a bactéria morre quando o frango é cozido.
A ministra esclareceu ainda que quando o produto é devolvido, cabe ao fornecedor decidir o que será feito com a mercadoria. Ela pode, inclusive, ser vendida no Brasil, caso atenda às normas sanitárias. Tereza informou ainda que 1,4 mil toneladas de carne de frango retornaram em um período de 15 meses, o equivalente a 17 contêineres (sendo 16 em razão da salmonela e um por causa de problemas de refrigeração). Em média, o Brasil exporta 337 mil toneladas de carne de frango por mês.

Comentários