Presidente Jair Bolsonaro - Daniel Castelo Branco
Presidente Jair BolsonaroDaniel Castelo Branco
Por O Dia
Rio - O presidente da República, Jair Bolsonaro, mandou atrasar a divulgação do balanço diário de mortos por coronavírus para que as informações não não circulem em telejornais noturnos, como o Jornal Nacional. As informações são do jornal Correio Braziliense. 
Segundo o jornal, a informação é de uma fonte do alto escalão do governo. 
Publicidade
A intenção de atrasar a divulgação dos dados oficiais começou logo após a demissão do ex-ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta - que sempre divulgava os números às 17h. Segundo as informações, Mandetta se recusou a atrasar a divulgação dos números, o que contribuiu para seu choque com Bolsonaro.
A ordem definitiva para que o balanço só seja divulgado às 22h, após o encerramento de todos os principais telejornais noturnos do país, foi dada nesta semana, após o país registrar o recorde de 1.473 mortes por coronavírus em apenas 24 horas. 
Publicidade
A estratégia é criar uma falsa sensação de segurança na população, para que a economia possa ser integralmente retomada independente do grande aumento de mortes por coronavírus no país.
Nesta quinta-feira, o Brasil ultrapassou a marca dos 34 mil mortos: número superior ao da Itália, antes epicentro da doença. Com a nova marca, o país se tornou o terceiro do mundo com mais mortes, atrás apenas dos Estados Unidos e do Reino Unido.