Juliana Caribé precisou parar o tratamento para engravidar, que vinha fazendo desde 2015 - Arquivo Pessoal
Juliana Caribé precisou parar o tratamento para engravidar, que vinha fazendo desde 2015Arquivo Pessoal
Por Maria Clara Matturo*

Em meio às incertezas causadas pela pandemia e a crise no sistema de Saúde, uma em cada três mulheres já optou por adiar os planos de engravidar, segundo o Ministério da Saúde. No Rio e em São Paulo, estados com maiores números de casos e óbitos, pelo menos 32% das mulheres já mudaram o planejamento.

Para as que estão passando pela reprodução assistida, a Sociedade Brasileira de Reprodução Assistida recomendou que a implantação de embriões não seja realizada neste momento.

O médico e diretor do Vida Centro de Fertilidade, Paulo Gallo, explicou que apesar dos estudos não darem certeza sobre complicações da covid-19 na gestação, o ideal é adiar o momento para um período mais tranquilo.

"Conhecemos muito pouco sobre esse vírus, precisamos usar o bom senso da medicina neste momento. Com a rede hospitalar tão comprometida, qualquer complicação que pudesse vir a acontecer numa gravidez, poderia ter dificuldades para ser assistida", explicou Gallo.

As mulheres que estão tentando viver a maternidade há algum tempo, também precisaram adiar o sonho. A 'coach' de desenvolvimento pessoal Juliana Caribé, de 42 anos, tenta engravidar desde 2015 e precisou adiar a implantação de embrião.

"A médica me passou a recomendação de não fazer novas implantações neste período. Já tive uma implantação que não deu certo e agora estou numa trégua, para eu tentar novamente. É um processo custoso financeiramente e emocionalmente, então não quero correr riscos neste momento", desabafou Juliana.

Apesar deste ser um momento de espera, Paulo Gallo sugere que é também uma oportunidade de preparação. "Mulheres que estão acima do peso podem fazer uma dieta, para diminuir os riscos na gestação. Este é o momento para adotar hábitos mais saudáveis, parar de fumar, evitar bebidas alcoólicas, melhorar a alimentação e manter uma rotina de exercícios. Tudo isso já torna essa mulher mais preparada para viver uma gestação mais saudável no futuro".

Você pode gostar
Comentários