Vazam dados de 16 milhões de brasileiros que fizeram teste de covid, incluindo Bolsonaro e ministros
Entre as informações pessoais expostas irregularmente, estão CPF, endereço, telefone e doenças pré-existentes
Teste pra Covid-19Divulgação
Por iG Último Segundo
Mais de 16 milhões de brasileiros que se submeteram a testes para Covid-19 em todo o país tiveram dados vazados após as senhas do sistema eletrônico do Ministério da Saúde serem expostos. Os dados foram expostos por Wagner Santos , funcionário do Hospital Albert Einstein. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.
Entre as informações vazadas estão dados pessoais como CPF, endereço, telefone e doenças pré-existentes. Chefes do Executivo e do Legislativo estão entre as pessoas que tiveram dados expostos.
Publicidade
Ao todo, 17 governadores estão na lista, além do presidente Jair Bolsonaro. Confira a lista:
Jair Bolsonaro, presidente da República; Eduardo Pazuello, ministro da Saúde; Onyx Lorenzoni, ministro da Cidadania; Damares Alves, ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos; João Doria (PSDB), governador de São Paulo; Rodrigo Maia (DEM-RJ), presidente da Câmara; Davi Alcolumbre (DEM-AP), presidente do Senado.
Publicidade
Falha humana
Wagner Santos tinha acesso liberado ao banco de dados do Ministério da Saúde por trabalhar em um projeto em parceria com a pasta.
Publicidade
Os dados foram compartilhados no perfil pessoal de Santos e também na plataforma GitHub, em 28 de outubro. Ele alegou que a publicação foi feita para realizar um teste de implementação, mas esqueceu de remover o arquivo da página pública.
O Ministério da Saúde e o Hospital Albert Einstein disseram ao jornal O Estado de S. Paulo que as chaves de acesso foram trocadas. Uma investigação interna será aberta para apurar o caso.