Covid-19 - Reprodução
Covid-19Reprodução
Por ESTADÃO CONTEÚDO
São Paulo - A média móvel de mortes por covid-19 no Brasil ficou em 637 neste domingo, 13, de acordo com dados coletados junto às Secretarias Estaduais da Saúde pelo consórcio de veículos de imprensa, formado por Estadão, G1, O Globo, Extra, Folha e UOL. O número considera a média diária de mortes da última semana para eliminar distorções geralmente observadas nos dados dos fins de semana.

Nas últimas 24 horas, foram notificados mais 21.395 casos e 276 mortes, o que leva o País a um acumulado de 6.901.990 casos confirmados e 181.419 mortes desde o início da pandemia.

O aumento da média móvel de mortes ocorre no momento em que governos estaduais e municipais tentam frear a alta de casos, tomando medidas restritivas. No Paraná, por exemplo, foi decretado toque de recolher. Em São Paulo, o governo do Estado reduziu o horário de funcionamento dos bares.

Em número de contaminados, o Brasil é o terceiro país mais afetado pela pandemia, conforme contagem da Universidade Johns Hopkins. Está atrás de Estados Unidos e Índia, que ocupam a primeira e segunda posição, respectivamente. No entanto, em relação ao total de óbitos, o País está em segundo lugar.

Consórcio dos veículos de imprensa
O balanço de óbitos e casos é resultado da parceria entre os seis meios de comunicação que passaram a trabalhar, desde o dia 8 de junho, de forma colaborativa para reunir as informações necessárias nos 26 estados e no Distrito Federal. De forma inédita, a iniciativa foi uma resposta à decisão do governo Bolsonaro de restringir o acesso a dados sobre a pandemia e se manteve mesmo após a manutenção dos registros governamentais.

Segundo o Ministério da Saúde, 21.825 novos casos de covid-19 e 279 óbitos foram registrados nas últimas 24 horas, o que eleva o total para 6.901.952 pessoas infectadas e 181.402 que perderam a vida por conta da doença no País. O órgão federal também informou que, do total de contaminados, 5.982.953 estão recuperados. De acordo com o ministério, o Estado de Goiás apresenta problemas técnicos em seu sistema e não atualiza os dados desde sábado, 12.