Elcio Franco, secretário-executivo do Ministério da Saúde - Júlio Nascimento / Presidência
Elcio Franco, secretário-executivo do Ministério da SaúdeJúlio Nascimento / Presidência
Por O Dia
Rio - Em um vídeo divulgado neste domingo pelo Ministério da Saúde, o secretário-executivo da pasta, Elcio Franco, afirma que é "irresponsável" fixar uma data para o início da vacinação no Brasil antes da aprovação e do registro da Anvisa, e critica diretamente o governador de São Paulo, João Doria. 
"Senhor João Doria, não brinque com a esperança de milhares de brasileiros, não venda sonhos que não possa cumprir prometendo uma imunização com um produto que sequer possui registro nem autorização para uso emergencial", disse. 
Publicidade
Publicidade
"Intime-se o Senhor Ministro de Estado da Saúde para que esclareça, em 48 (quarenta e oito) horas, qual a previsão de início e término do Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid - 19, inclusive de suas distintas fases", determinou Lewandowski, em despacho endereçado a Pazuello e ao advogado-geral da União, José Levi.
"Seria irresponsável darmos datas específicas para o início da vacinação porque depende de registro em agência reguladora, posto que só saberemos da segurança completa quando finalizados os estudos clínicos da fase 3", afirmou Elcio Franco no vídeo.
Publicidade
CoronaVac
O imunizante desenvolvido pela farmacêutica chinesa Sinovac, em parceria com o Instituto Butantan, tem sido motivo de disputa política entre João Doria e Jair Bolsonaro. O presidente da República chegou a desautorizar o Ministério da Saúde a comprar doses da vacina, e a comemorar publicamente a morte de um dos voluntários (que, posteriormente, descobriu-se ter sido decorrente de suicídio) e a suspensão temporária dos testes clínicos da vacina, em novembro. 
Publicidade
João Doria definiu o dia 25 de janeiro como o início da vacinação com a CoronaVac em São Paulo.