Governador de SP, João Doria (PSDB) - Governo do Estado de São Paulo/Divulgação
Governador de SP, João Doria (PSDB)Governo do Estado de São Paulo/Divulgação
Por O Dia
A partir de amanhã até quinta-feira (31), todas as regiões do estado de São Paulo, com exceção à região de Presidente Prudente, retomam temporariamente a fase amarela, que é a intermediária dentro do plano de contenção ao coronavírus que contém cinco fases. A fase amarela permite, entre outras coisas, a abertura de bares, restaurantes, academias, salões de beleza e do comércio.
Em todo o estado, hoje é o último dia da fase vermelha, a mais rígida contra o novo coronavírus, que começou na madrugada de sexta-feira (25), seguiu durante todo o sábado (26) e terminará no fim da noite deste domingo. Mas a fase vermelha do Plano São Paulo voltará para todo o estado no feriado do Ano Novo, nos dias 1º, 2 e 3 de janeiro de 2021.
Publicidade
Após esse período, o governo do estado fará uma nova análise sobre a situação do Estado e decidirá se mantém ou não a fase mais restritiva.
Devido ao aumento do números de casos e óbitos por conta da Covid-19 nas últimas semanas, as autoridades de saúde decidiram reclassificar todas as regiões que estavam na fase amarela, fazendo com que elas regredissem à fase vermelha. A reclassificação do estado para essa fase foi anunciada na terça-feira (22) pelas autoridades visando evitar a propagação da covid-19 durante as festas de fim ano.
Publicidade
Essa medida mais rígida afeta principalmente comércios e serviços em geral, proibindo o funcionamento de shoppings, bares, restaurantes, academias, parques etc. Apenas os serviços considerados como essenciais poderão funcionar nessa etapa. Confira abaixo as regras da fase vermelha no estado de São Paulo:
Podem funcionar nos dias 25, 26 e 27 de dezembro e 1º, 2 e 3 de janeiro:
Publicidade
- Hospitais
- Clínicas de saúde
- Farmácias
- Mercados
- Padarias
- Açougues
- Postos de combustíveis
- Lavanderias
- Meios de transporte coletivo, como ônibus, trens e metrô;
- Transportadoras, oficinas de veículos
- Atividades religiosas
- Hotéis, pousadas e outros serviços de hotelaria.
- Bancos
- Pet shops
Não abrem nos dias 25, 26 e 27 de dezembro e 1º, 2 e 3 de janeiro:
Publicidade
- Shoppings
- Lojas
- Concessionárias
- Escritórios
- Bares, restaurantes e lanchonetes (exceto para delivery)
- Academias
- Salões de beleza e barbearias
- Cinemas, teatros e outros estabelecimentos culturais
- Parques públicos
Nenhuma região vai para a fase verde
Publicidade
Até quinta-feira quase todo o estado estava na fase amarela. Com exceção da região de Presidente Prudente que já figurava na fase vermelha, por causa do avanço nos casos e da falta de leitos de UTI.

O governo também anunciou que em janeiro nenhuma região vai para fase verde, a menos restritiva, e que a reclassificação do estado, que estava marcada para o próximo dia 4, foi adiada para o dia 7 de janeiro.
Segundo o governo de São Paulo, até sábado as taxas de ocupação dos leitos de UTI em hospitais eram de 66% na Grande São Paulo e 61,9% no estado, com 10.264 pacientes internados, sendo 5.509 em enfermarias e 4.655 em unidades de terapia intensiva.
Publicidade
Até a manhã de sábado, o estado registrou 1.423.340 casos de coronavírus e 45.808 óbitos em decorrência da doença.