A corte do STF (Supremo Tribunal Federal) volta de recesso nesta semana com julgamentos que podem intensificar ainda mais a tensão com o presidente Jair Bolsonaro (sem partido). O tribunal definirá como será feito o depoimento do chefe de Estado no inquérito sobre a suposta interferência dele no comando da Polícia Federal.
Além disso, segundo informações do jornal Folha de S. Paulo, o Supremo deverá decidir também neste semestre sobre o pedido de congressistas para que o ministro da Defesa, Walter Braga Netto, seja investigado por ameaça às eleições de 2022.
A investigação por suposta prevaricação de Bolsonaro é outro tema que terá desdobramentos no segundo semestre.
Na sessão de abertura, que acontece na segunda-feira, 2, o presidente do STF, Luiz Fux, fará um discurso em resposta aos ataques de Bolsonaro à corte e ao sistema eleitoral.
fotogaleria
DF - CORONAVÍRUS/CRISE/BOLSONARO/REUNIÃO - POLÍTICA - Os presidentes do Supremo Tribunal Federal (STF), Luiz Fux (e), e da República, Jair Bolsonaro (sem partido) (d), que fez um pronunciamento no Palácio da Alvorada, em Brasília, nesta quarta-feira, 23 de março de 2021. Mais de um ano após o início da pandemia de covid-19, Bolsonaro anunciou hoje a criação de um comitê para coordenar ações no Brasil contra a doença. A formação do grupo foi definida em reunião do presidente da República com os presidentes do Supremo Tribunal Federal, Luiz Fux, do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), da Câmara, Arthur Lira (Progressistas-AL), do procurador- geral da República, Augusto Aras, governadores e ministros, que também participaram do anúncio. DIDA SAMPAIO/ESTADÃO CONTEÚDO
Brazilian President Jair Bolsonaro is pictured before of the welcome ceremony to the Cape Verde's President Jorge Carlos Fonseca at Planalto Palace in Brasilia, on July 30, 2021. (Photo by EVARISTO SA / AFP) CaptionAFP
Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência conforme a nossa nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estes termos.
Comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.