Fiocruz já havia divulgado há duas semanas que suas próximas entregas seriam realizadas entre os dias 13 e 17 deste mêsFundação Oswaldo Cruz (Fiocruz)

Rio - A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) deve retomar a entrega de vacinas Oxford/AstraZeneca contra covid-19 nesta semana ao Programa Nacional de Imunizações (PNI). O número de doses disponibilizado será divulgado nesta segunda-feira, 13.
A entrega de vacinas foi paralisada porque os lotes mensais de agosto do ingrediente farmacêutico ativo (IFA), importado para a fabricação da vacina, só chegaram nos dias 25 e 30 do mês passado.
Com isso, a Fiocruz já havia divulgado há duas semanas que suas próximas entregas seriam realizadas entre os dias 13 e 17 deste mês. Isso porque, desde a chegada do insumo até a entrega da vacina, leva cerca de três semanas, incluindo o período de controle de qualidade das vacinas. A última entrega foi em 27 de agosto, quando 3,5 milhões de vacinas foram liberadas.
Desde o começo do ano, a Fiocruz já entregou 91,9 milhões de doses ao PNI. O Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos (Bio-Manguinhos/Fiocruz) permanece com capacidade de produção superior à de disponibilização do IFA e aguarda a confirmação das datas para a chegada dos próximos lotes do insumo ainda no mês de setembro.
O número de doses produzidas no Brasil, porém, deve ultrapassar 100 milhões na próxima semana, contando com as vacinas já entregues e as que ainda estão em produção e controle de qualidade. A previsão foi apresentada na Jornada Nacional de Imunizações pelo gerente do projeto de implementação da vacina covid-19 em Bio-Manguinhos, Fábio Henrique Gonçalez.

Ele detalhou ainda os avanços na produção do IFA nacional e divulgou a projeção de que será possível produzir neste ano 14 milhões de doses totalmente fabricadas no Brasil. Dessas, 6 milhões poderão ser entregues ao PNI.