O senador Fabiano ContaratoWaldemir Barreto/Agência Senado

Brasília - Durante o depoimento do empresário Otávio Fakhoury, vice-presidente do Instituto Força Brasil, o senador Fabiano Contarato (Rede-ES) relatou que sofreu um ataque homofóbico proferido pelo depoente em publicação no Twitter. O vice-presidente da comissão, senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP), pediu para que o depoimento de Contarato fosse registrado e encaminhado ao Ministério Público Federal (MPF) para investigação de eventual crime de homofobia.
Logo após a fala inicial do depoente, Contarato se encaminhou à tribuna para relatar o caso. Na postagem, exibida na CPI, o empresário responde uma publicação do senador, na qual há um deslize ortográfico, e aproveita para ironizar o erro com um comentário homofóbico.
“Fabio Wajngarten tem que sair preso da CPI. Há estado fragrancial configurado! Cúmplice de Bolsonaro, ele mentiu e omitiu a verdade sobre a criminosa gestão que tem no Planalto o principal aliado do coronavírus”, diz a publicação inicial de Contarato. No texto, ele troca o “l” pelo “r” na palavra “flagrancial''.
Otávio se aproveita do erro e, em resposta, publica um comentário homofóbico. “O delegado, homossexual assumido, talvez estivesse pensando no perfume de alguma pessoa ali daquele plenário… “Quem seria o perfumado que lhe cativou?”, diz a postagem.
“Eu aprendi, senhor Otávio, que a orientação sexual não define o caráter, que a cor da pele não define o caráter e que o poder aquisitivo não define o caráter”, disse o senador.
Em discurso com a voz embargada, Contarato defendeu os direitos da população LGTQIA+ e apontou a contradição no discurso inicial do depoente, em que o mesmo havia declarado defender os princípios da moralidade e da legalidade.
“Assim como Martin Luther King teve um sonho, eu também tenho um sonho. Eu sonho com o dia em que eu não vou ser julgado por minha orientação sexual. Eu sonho com o dia em que meus filhos não serão julgados por serem negros. Eu sonho com o dia em que minha irmã não será julgada por ser mulher e que meu pai não será julgado por ser idoso”, declarou.
“O senhor é o tipo de pessoa que retrata muito bem esse presidente da República. Fala na família tradicional, mas a minha família não é pior do que a sua. A mesma certidão de casamento que o senhor tem, eu também tenho”, completou Contarato.
Ao final da fala do senador, o depoente se desculpou e afirmou que o comentário não teve intenção de ofender. “Eu entendo como isso possa ter lhe ofendido profundamente e me retrato diante todos e a todos que se sentiram ofendidos com esse comentário”.