Local em que helicóptero fez pouso antes de desaparecer em São Paulo Reprodução: TV Vanguarda/ Afiliada a Rede Globo
Publicado 09/01/2024 09:47 | Atualizado 09/01/2024 12:25
As buscas da Polícia Civil pelo helicóptero que desapareceu com quatro pessoas se concentram em um raio de 10 quilômetros no entorno de uma antena instalada em Paraibuna, São Paulo, responsável por identificar o último sinal de celular de uma das passageiras. No último sábado, 6, a corporação localizou a área em que a aeronave fez um pouso antes de retomar voo e desaparecer. Nesta terça-feira, 9, as buscas chegam ao 9º dia.
Além dessas buscas, a Força Aérea Brasileira (FAB) e a Polícia Militar sobrevoam a região da Serra do Mar em busca de pistas da aeronave. O helicóptero desapareceu após deixar a capital paulista no dia 31 de dezembro, com quatro ocupantes com destino a Ilhabela, no Litoral Norte do estado, mas não chegou até o arquipélago.
De acordo com a Polícia Civil, o aparelho de Luciana Rodzewics, de 45 anos, emitiu sinal até às 22h14 de 1° de janeiro, cerca de 33 horas após a decolagem em São Paulo.
"Toda vez que é utilizado, o celular se comunica com uma antena e vai para uma central de comunicação. A gente sabe que essa área, dependendo da antena, pode ter um raio de um quilômetro a 10 quilômetros. Então a gente trabalha com uma área bastante vasta. A partir dessa informação veio a orientação das buscas iniciais, e agora a gente já está em uma fase de maior refino", explicou o delegado de operações especiais da Polícia Civil, Clemente Calvo Júnior.
"O que interessa para nós é o último ponto (em que o sinal foi identificado pela antena). O deslocamento (do sinal) vai ser o histórico. As buscas vão ser iniciadas a partir disso. Se a gente tivesse o ponto exato da onde teria vindo o acidente ficaria muito mais fácil, mas o que a gente tem é um histórico, um rastro, e a gente trabalha com a última comunicação com o centro de telefonia", completa
Ainda segundo a corporação, o celular de Luciana foi o único possível de ser rastreável. Os aparelhos dois outros dois passageiros — Raphael Torres e Letícia — e do piloto estavam desligadas ou fora de área de cobertura.
"O (celular) da (Luciana) foi obtido o último sinal, que foi a última comunicação com a antena. O que aconteceu foi exatamente a última autenticação do telefone com a antena. A partir disso a gente faz o georeferenciamento", afirma Clemente.
Tecnologia nas buscas
A FAB comanda as buscas, que chegam ao seu 9º dia. Para auxiliar a missão, foram acionados os departamentos especializados conhecidos como Esquadrão Pelicano (15 tripulantes) e Esquadrão Pantera (nove tripulantes).

De acordo com a FAB, o SC-105 Amazonas, avião utilizado pelo Esquadrão Pelicano, é equipado com um radar capaz de realizar buscas sobre terra ou mar, com alcance de até 360 quilômetros. Um sistema de comunicação via satélite também permite o contato com outras aeronaves ou centros de coordenação de salvamento (Salvaero), mesmo em voos a baixa altura.
Já o H-60 Black Hawk, utilizado pelo Esquadrão Pantera, é um dos mais versáteis da FAB. Ele é utilizado em larga escala para infiltração e exfiltração de tropas e para missões de resgate e busca e salvamento. Pode percorrer até 295 quilômetros em apenas uma hora.
Saiba quem estava no helicóptero
Luciana Rodzewics Santos, de 45 anos, e Letícia Ayumi Rodzewics Sakumoto, de 20 anos, mãe e filha, embarcaram no voo. Com elas também estava um amigo da família, Rafael Torres. Além deles, somente o piloto da aeronave, que não teve sua identidade revelada.
Piloto não tinha autorização para voo com passageiros
O piloto Cassiano Tete Teodoro, que conduzia os passageiros no voo do helicóptero que desapareceu no dia 31 de dezembro, não tinha permissão para realizar o passeio.
Em contato com a reportagem, a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) informou que ''o profissional teve sua licença e todas as habilitações cassadas pela agência em 15 de setembro de 2021 por condutas infracionais graves à segurança da aviação civil. Na ocasião, o piloto recorreu à Justiça, que manteve a decisão da ANAC''.
Cassiano foi cassado em decorrência, entre outros motivos, de evasão de fiscalização, fraudes em planos de voos e práticas envolvendo transporte aéreo clandestino.

Em outubro de 2023, após observar prazo máximo legal para a penalidade administrativa de cassação, que é de dois anos, o piloto retornou ao sistema de aviação civil ao obter nova licença com habilitação para Piloto Privado de Helicóptero (PPH). Essa licença não dá autorização para realização de voos comerciais de passageiros.
Ainda de acordo com a ANAC, o helicóptero utilizado no passeio não tinha permissão para realizar o serviço de táxi-aéreo. "Em relação à citada aeronave, consta no Registro Aeronáutico Brasileiro (RAB) que o helicóptero se encontra em situação normal de aeronavegabilidade, conforme registro em anexo, sem permissão para realização de serviço de táxi-aéreo", diz a agência em nota.
 
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