Cidade de SReprodução / Redes Sociais
Publicado 12/10/2024 13:14
O forte temporal que atingiu São Paulo nesta sexta-feira, 11, deixou cerca de 2,1 milhões de pessoas sem energia, e afetou também a distribuição de água em regiões de São Paulo, São Bernardo do Campo, São Caetano, Santo André e Cotia. A informação é da Sabesp. Cinco pessoas morreram em decorrência da forte chuva
Publicidade
Em nota divulgada na manhã deste sábado, 12, ela informou que "estações elevatórias e boosters (equipamentos que transportam a água para locais mais altos) foram prejudicadas e a concessionária de energia foi acionada". A Sabesp pede que os moradores usem conscientemente a água armazenada nas caixas residenciais em toda a Região Metropolitana, já que o sistema de abastecimento é integrado.
Apagão
O apagão atingiu a Zona Sul, estando entre as regiões mais afetadas bairros como Santo Amaro, Sacomã, Campo Belo, Capão Redondo, Ipiranga e Alto da Boa Vista.
A falta de energia também afetou a Zona Oeste (como em Alto de Pinheiros, Pinheiros e Butantã); Leste (Mooca, Vila Formosa e Tatuapé); Norte (Pirituba); e Central, como Bom Retiro. Entretanto, há relatos também em outras partes da cidade e municípios vizinhos.

A Enel informou, ainda na manhã deste sábado, que restabeleceu a energia para cerca de 500 mil clientes.
"Às 20h, 2,1 milhões de clientes tiveram o serviço afetado, sendo que, no momento, são cerca de 1,6 milhão de clientes impactados. De imediato, a companhia acionou um plano de emergência e cerca de 800 equipes (1,6 mil técnicos) estão em campo. Ao longo do dia, a empresa mobilizará cerca de 2.500 técnicos. Em alguns locais, trechos inteiros da rede foram danificados e será preciso reconstruir quilômetros de rede, trocar postes, transformadores e outros equipamentos", diz a concessionária em nota.
A cidade de São Paulo registrou mais de 200 chamados para quedas de árvores e galhos desde as chuvas de sexta. Pelo menos cinco mortes já foram confirmadas. Em Bauru, no interior, três pedestres foram acertados pela queda de um muro e não resistiram. Já na capital e em Diadema, na Região Metropolitana, duas pessoas foram vítimas de quedas de árvores.
Regiões que podem ser afetadas com falta de água

São Paulo, capital

Vila Formosa, Jardim São Luiz, Capão Redondo, Morumbi, Americanópolis, Vila do Encontro, Parque Bologne, Interlagos, Grajaú, Parelheiros, Sapopemba, Cursino, Jardim Marilda, Vila Clara, Vila Romana, Ipiranga, Vila Jaguara, Pirituba, Parque Anhanguera, Vila Maria e Jaraguá

Santo André

Vila Progresso, Miguel Ângelo, Vila Suíça, Gerassi e São Jorge

São Caetano

Vila Gerty

São Bernardo do Campo

Vila Planalto e Nova Petrópolis;

Cotia

Jardim Atalaia;

Cajamar

Jordanésia e Parque São Roberto
'Com informações do Estadão Conteúdo'
Leia mais