Imagens mostram momento das explosões na Praça dos Três PoderesReprodução
Publicado 13/11/2024 20:18 | Atualizado 14/11/2024 06:56
Explosões na Praça dos Três Poderes causaram terror em Brasília, no Distrito Federal, na noite desta quarta-feira (13). O Supremo Tribunal Federal (STF) começou a ser evacuado por volta das 19h30, logo após os primeiros estrondos.
Publicidade
O responsável pelo ocorrido foi identificado como Francisco Wanderley Luiz, mais conhecido como 'Tio França'. O catarinense publicava opiniões políticas nas redes sociais e já se referiu a alguns políticos e jornalistas como 'comunistas'. Ele morreu vítima das próprias bombas.
Confira vídeo do momento das explosões
A perícia foi acionada ao local para investigar o ocorrido. Uma varredura no perímetro ao redor do Palácio do Planalto, realizada por agentes do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República (GSI), ainda na noite desta quarta-feira, não encontrou explosivos nem outra ameaça à segurança da sede presidencial
O acesso de pedestres e carros à Esplanada dos Ministérios foi fechado em decorrência das explosões, que ocorreram por volta das 19h30. A governadora em exercício do Distrito Federal, Celina Leão anunciou reforço em toda a segurança do local.
Em nota, o STF disse que foram "ouvidos dois fortes estrondos ao final da sessão e os ministros foram retirados do prédio com segurança". "Os servidores e colaboradores também foram retirados por medida de cautela", acrescenta. O público que participava da sessão que analisava ação sobre letalidade policial em favelas foi retirado às pressas. As explosões foram ouvidas após o encerramento da sessão.
Segundo informações, um carro explodiu no estacionamento que fica entre o STF e o Anexo IV da Câmara dos Deputados, o que teria gerado os estrondos. 

Esplanada dos Ministérios fechada
O acesso a Esplanada dos Ministérios foi fechado após as explosões. A Polícia Civil do Distrito Federal informou que já deu início "às primeiras providências investigativas e a perícia foi acionada ao local".

Palácio do Planalto
A segurança foi reforçada no Palácio do Planalto, que fica no lado oposto ao STF, na Praça dos Três Poderes. A Polícia Federal (PF) informou que um inquérito policial será instaurado para apurar os ataques. Policiais do Comando de Operações Táticas (COT), do Grupo de Pronta-Intervenção da Superintendência Regional da PF no Distrito Federal, peritos e o Grupo Antibomba foram acionados e estão conduzindo as ações de segurança e investigação no local. 
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva não estava no Planalto no momento das explosões. Ele deixou o local por volta das 17h30 em direção ao Palácio da Alvorada.

*Com informações da Agência Brasil
Leia mais