Presidente Luiz Inácio Lula da Silva discursou durante eventoReprodução/Canal Gov
Publicado 08/01/2025 13:29
Distrito Federal - O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, disse nesta quarta-feira (8), em ato alusivo aos dois anos dos ataques golpistas às sedes dos Poderes em 8 de Janeiro de 2023, que é possível construir as Forças Armadas com o propósito de defender a soberania nacional.
Publicidade
Ele agradeceu ao ministro da Defesa, José Múcio Monteiro, por ter levado os comandantes militares ao evento.

"Quero agradecer o 'Zé Múcio', que trouxe os três comandantes das Forças Armadas para mostrar a esse país que é possível a gente construir as Forças Armadas com o propósito de defender a soberania nacional", declarou o presidente da República.

Lula está tentando reconstruir sua relação com as Forças Armadas no atual governo. Há forte influência bolsonarista no meio militar.
No dia em que o governo brasileiro está celebrando a democracia, diversas obras destruídas por vândalos no 8 de janeiro de 2023 foram restauradas e entregues de volta ao Planalto.
8 de janeiro de 2023
No dia 8 de janeiro de 2023, houve uma tentativa de golpe em Brasília, no Distrito Federal. Os atos golpistas foram organizados por apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que perdeu a eleição de 2022 para Lula. Os manifestantes alegavam que a eleição havia sido fraudada e que Lula era um presidente ilegítimo.

Os protestos tiveram início pacífico, mas logo se tornaram violentos. Os manifestantes invadiram o Congresso Nacional, o Palácio do Planalto e o Supremo Tribunal Federal, destruindo patrimônio público e agredindo policiais. O governo federal condenou os atos de violência e afirmou que iria punir os responsáveis, dando início a uma investigação da Polícia Federal e posterior julgamento do STF.
Leia mais