ChatGPT contribuiu na formatação de proposta apresentada pelo deputado Alan Lopes OLIVIER MORIN / AFP
Publicado 21/06/2023 18:28
Publicidade
A inteligência artificial já começou a dar as caras na Assembleia Legislativa do Rio. Nesta quarta-feira (21), a Casa recebeu o primeiro projeto de lei feito com ajuda do sistema ChatGPT — ou pelo menos o primeiro que explicita o uso da ferramenta. A tecnologia se fez presente para formatar a ideia do gabinete de Alan Lopes (PL) de criar uma multa para campos de futebol cujas traves não sejam adequadamente fixadas no solo.

A medida estabelece uma cobrança diária no valor de 1.000 UFIR-RJ — cerca de R$ 4300 — em caso de descumprimento da norma. Além disso, a proposta também prevê a suspensão temporária das atividades esportivas no local até o cumprimento das medidas de segurança. De acordo com o texto, a iniciativa visa prevenir acidentes, sobretudo fatais, como alguns que já aconteceram por conta da má fixação das traves.

“A fixação adequada é essencial para garantir a segurança dos praticantes e prevenir acidentes graves. A falta de estabilidade das estruturas pode resultar em lesões sérias e colocar em risco a vida dos usuários. Infelizmente, já aconteceram óbitos, segundo relatos na imprensa”, aponta o parlamentar.
*Colaborou o estagiário Gustavo Braz, sob supervisão de Aline Macedo.
Publicidade
Leia mais