Ilhas Maldivasfoto de divulgação
Publicado 01/09/2022 21:06 | Atualizado 02/09/2022 12:22
Quando entrar setembro
E a boa nova andar nos campos... (Beto Guedes)
.                              E o sol... Nas manhãs de setembro (Vanusa) 
Como dizem as músicas, Setembro é um mês de esperança e que começa desta forma para a recuperação do Rio. Somente nesse final de semana, três eventos  simultâneos trazem visitantes, investimentos e projetos para a Cidade Maravilhosa com impactos econômicos e sociais.
Um deles é o Rock in Rio. O outro é o Green Rio, na Marina da Glória que discute geração de recursos sustentáveis. Aqui o link do artigo específico ( https://odia.ig.com.br/colunas/luiz-andre-ferreira/2022/08/6475080-rio-vira-capital-da-economia-verde.html ). Tem ainda o Blockhain Rio Festival Carbon Free, no Pier Mauá com 180 expositores e 200 palestrantes. Para dar o exemplo, a organizadora Ambipar se compromete em compensar 100% do gás carbônico provocado pelo evento, considerado o maior da América Latina deste segmento em plena ascensão.
“Toda essa bagagem enriquece o evento e nos ensina que, se cada um de nós cumprir nossa parcela diária de práticas sustentáveis, o meio ambiente agradece”, diz Francisco Carvalho, CEO do BlockchaIn - hub de debates, educação e negócios focado na conexão entre pessoas e empresas com olhos no presente e o futuro do mercado.

Já nas próximas semanas, entre 15 a 17 de Setembro, a Expo Franchising ABF Rio 2022, uma das maiores feiras de franquias da América Latina. Segundo a Consultoria IPC Marketing, entre 2015 e 2020, o consumo nas 50 maiores cidades avançou quase 15%, enquanto nos outros 5.520 municípios menores, 23%. “Com a pandemia, percebemos que era o momento de expandir para cidades do interior”, comenta Patricia Rocha, gerente de expansão do Instituto Gourmet que participa pela quarta vez do evento que acontece no Centro de Convenções SulAmérica.

                                                                   SALADA VERDE
Brasil: primeiro sofá ecofriendly
São peças veganas e orgânicas apresentadas durante a Casa Brasil Nova York. “Hoje vemos que a preocupação com o meio ambiente também chegou ao segmento moveleiro e de decoração... Um produto que gere menor agressão ao meio ambiente, com peças que possam ser substituídas
separadamente, sem a necessidade de troca do produto todo”, explica Hugo Evandro Batista, CEO da Mundo Móveis.
O móvel chega ao consumidor em partes, ao estilo “monte você mesmo” e em embalagem reciclada. O modelo sofá Pêssego utiliza espuma e tecido de garrafas pet, tiras inutilizadas pela indústria têxtil, madeira de reflorestamento e MDF de empresas certificadas em compensação ambiental de emissão de carbono. Outra peças da linha Nous é a mesa lateral Jabuticaba.

Lixico: o carro-forte do lixo-dinheiro
O Banco da Natureza busca parceiros para o sistema de venda do lixo reciclável em troca por moedas ecológicas. No ano passado, arrecadou quase 20 mil quilos em matérias recicláveis. Até o último dia 19 de agosto, a moeda já acumulava uma valorização de 11,17%. “Acredito que a natureza não precisa de ajuda e sim de investimentos. ... transformando toneladas de lixo que estão sufocando nosso Planeta em moedas ecológicas reais e digitais para o investidor aplicar e ganhar dinheiro com o desenvolvimento sustentável do nosso planeta”, afirma o idealizador e presidente eco sustentável do Banco da Natureza, Elias Pedrosa.
No Brasil são produzidos 82 milhões de toneladas de lixo por ano e somente 2% são recicladas. No país ainda existem 3 mil lixões ativos e cerca de 40% dos detritos ainda são descartados nesses espaços inadequados.
Como funciona? O cliente pode depositar o material reciclável na agência do Banco da Natureza que, posteriormente é transportado pelo Carro Forte do Lixico para a Casa da Moeda Ecológica do Brasil.

Sexo vegano?
Dia do Sexo, comemorado em 6 de Setembro chega em 2022 mais natural com lançamento de um lubrificante vegano de cannabis e um gel com partículas de ouro. A INTT Cosméticos conquistou por seis vezes o título de "Melhor Marca do Mercado Erótico do Ano”. Diversas marcas de destaque no segmento sensuais e sex toys foram criadas por mulheres. Após fabricar os produtos em Portugal e vender para países como Alemanha, Espanha e Rússia, o faturamento da INTT cresceu 120%.
“Os produtos eram bem trabalhados e poderiam ficar expostos em qualquer ambiente da casa, sem qualquer constrangimento, já que as embalagens não eram vulgares”, explica diretora da marca, Stephanie Seitz
Dia do Biólogo
Parabéns para essa categoria que tanto faz pelo nosso meio ambiente. Pensando numa homenagem, o consórcio o Disney+  National Geographic preparou uma programação especial para este mês.  O 3 de Setembro foi marcado no calendário de comemorações por neste dia, em 1979, ter sido regulamentada a profissão no Brasil.

O tira e põe da Serra dos Órgãos
Aprovado no Senado e encaminhado para sanção presidencial, o projeto de lei que define novos limites para o Parque Nacional da Serra dos Órgãos, no estado do Rio. Promete render muita polêmica. Ao mesmo tempo em que incorpora novas áreas florestais, exclui outras ocupadas por produtores rurais em Petrópolis e Guapimirim. Este parque é um dos pioneiros no país, criado em em 1939, como reserva da Mata Atlântica. 

Conexão Maldivas:
Unir a natureza e a espiritualidade, conceito ainda pouco explorado no Brasil e sucesso diferencial no turismo mundial. No Anantara Kihavah, nas Ilhas Maldivas, as vilas dos hóspedes foram desenhadas e construídas em torno das árvores para que nenhuma fosse cortada. O mesmo com o restaurante subaquático. Agora, sendo inaugurados dois novos espaços: O orquidário com assistência de um guru especializado e o o Jardim Orgânico contendo uma horta, com alguns dos produtos colhidos pelos hóspedes a serem utilizados em bebidas e comidas servidas no resort.

Aumento de roubos de cargas inflaciona seguros e alimentos
“Com a carga mais valiosa, as quadrilhas passaram a se organizar mais para monitorar as rotas de escoamento da produção”, alerta Danilo Gamboa, presidente da Akad Seguros, que registrou 18,6 milhões em seguros pagos por empresas que transportam produtos agrícolas.
A incidência fez com que as seguradoras recalculassem os valores das apólices e aumentassem custo pelo risco da operação com produtores rurais e empresas do Agronegócio.

Promessas para Eleições 2022
Candidatos convocados para se comprometerem com a Carta da Eletromobilidade que defende a Política Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social. Diz o documento...
“O Brasil está perdendo seu reconhecido protagonismo internacional no transporte e mobilidade sustentável, conquistado ao longo de 30 anos em razão da produção e uso de biocombustíveis, mas tem todas as condições de retomar essa liderança”

                                                                   DE RESPONSA

Rio e SP campeões em discriminação religiosa
A intolerância e os direitos dos praticantes de religiões de matriz africana pautam o debate promovido pela Defensoria Pública da União. O Museu da República escolhido como sede por abrigar o acervo “Nosso Sagrado” - conjunto de peças dessas religiões, apreendidas entre o fim do século XIX e o início do século XX, pela polícia que perseguia os praticantes.
Lembrando que a liberdade religiosa é defendida pela ONU e por Lei Federal no Brasil com indenização ás vítimas e pena inafiançável de 3 a 5 anos. Em 2021, o Ministério dos Direitos Humanos (MDH) recebeu 586 denúncias, aumento de 141%. Rio e São Paulo campeões, respectivamente 138 e 110 crimes.

Falando no assunto...
“Ele manda na mata” marca a parceria do grupo afro-brasileiro Awurê e Xande de Pilares já disponível em streaming. A letra ressalta a natureza através Oxóssi ou São Sebastião no sincretismo. Trata-se da primeira parceria com a Peneira Musical, que já conta com artistas como a talentosa Elisa Fernandes, Luana Berti, Arruda Alexandra Pessoa, Maíra Garrido. Confira aqui: https://www.youtube.com/watch?v=_Bsk-rKz-0nI 

Café e Casa Própria
Aquecendo o corpo e a alma. Mais1 Café anuncia parceria com a Organização TETO Brasil que atua na construção de moradias para pessoas em vulnerabilidade social. Parte das vendas revertidas e QR Code nas embalagens para que os consumidores também contribuam. “O nosso projeto vai muito além das doações financeiras, queremos levar o trabalho desenvolvido pela TETO para os nossos colaboradores e consumidores”, afirma”, Alan Parise, sócio-fundador da Mais1 Café.
Em 15 anos, a  TETO Brasil atua em mais de 50 comunidades do Rio de Janeiro, São Paulo, Salvador, Curitiba, Belo Horizonte, Recife, Goiânia e Distrito Federal. Já construiu 4.587 moradias emergenciais, elaborou 178 projetos comunitários mobilizando mais de 76 mil voluntários.

Desenhos contra o preconceito
O Comitê Paralímpico Brasileiro entra para o ramo audiovisual com a série animada "Paramigos Imparáveis” em 26 episódios. Estreia ano que vem.  Os heróis são crianças como Geeky (cadeirante) e os animais Zoom (morcego cego), Guará (lobo amputado de uma perna), Nina (onça que utiliza prótese no lugar de uma pata).

Tecido que controla temperatura corporal
Produto inteligente capaz de controlar a temperatura. Invenção de professores da Universidade do Estado de Minas Gerais. Com toda justiça receberam o Prêmio Patente do Ano focado em inovações que proporcionem bem-estar.

Preparado para 13 de Setembro?
Não sabe por que? É o Dia de Doar. Tudo bem que podemos fazer isso, todos os dias. Mas que tal aproveitar a oportunidade para reorganizar armários e a consciência?
Celebrando os 10 anos do movimento global, a campanha chega em 2022 junto com um curso on-line e gratuito sobre Mobilização de Doações. O Dia de Doar impactou mais de 23 milhões de pessoas no ano passado. Informações: http://www.diadedoar.org.br 

Inscrições:

Para a Mostra Itinerante de Cinema Ambiental até o dia 30/09 pelo site www.mica.eco.br. "Utiliza o audiovisual para sensibilização da primeira infância, para questões artísticas e ambientais”, define Mariana Atauri, produtora cultural do evento do audiovisual independente brasileiro.

Prorrogadas para até 21 de Setembro, participações no Prêmio Firjan de Sustentabilidade 2022. "Queremos divulgar e motivar melhores práticas, que envolvam o aprimoramento dos processos produtivos industriais, projetos socioambientais e iniciativas de cunho sustentável”, destaca Isaac Plachta, presidente do Conselho Empresarial de Meio Ambiente.

O cinema é uma aula de educação. Com a volta da 16ª edição do Cine BH, abertas oportunidades para o projeto Cine-escola.

Lançado o 6º Prêmio de Embalagens de Aço, incluindo reportagens sobre o tema. Premiação em 18 de outubro.

                                                                     CURTINHAS
O Guinness World Records confirmou presença na Praia do Cumbuco, no Ceará para validar o recorde mundial de desfile de kitesurf com mil velejadores ao mesmo tempo. Parte do Winds For Future, maior festival de inovação e sustentabilidade da América Latina. O recorde atual é com a metade de participantes.

A cidade de Morretes, no Paraná, um dos cantinhos mais bonitos do Brasil será transformada no paraíso para os amantes de música eletrônica neste fim de semana com a primeira edição do LENDAA: conexão entre música, liberdade, criatividade, arte, moda e natureza.

A Câmara de Maricá quer transformar o pirão de banana verde com peixe em patrimônio cultural de natureza imaterial

Semana de Vela de Angra dos Reis, entre os dias 7 e 11, recoloca a cidade no circuito nacional desse esporte após 11 anos.

Segue até o dia 15, a 19 ª Semana do Pescado. Restaurantes, peixarias e supermercados com produtos com descontos. Expectativa de criar uma segunda Semana Santa. Setor ainda comemora projeto de construção do novo terminal pesqueiro na área do antigo estaleiro Caneco, no Caju.

A startup Aplanet lançou uma ferramenta para calcular emissões de carbono e já registrou aumento de 30% no faturamento do último trimestre

A revitalização do Canecão e a derrubada do muro para integrar o campus da UFRJ da Praia Vermelha com  a comunidade depende da licitação para exploração privada por 25 anos. Chamamento em dezembro para inauguração já em 2024.
Leia mais