Publicado 19/05/2021 09:14 | Atualizado 19/05/2021 09:15
Rio - Na última sexta-feira, Pedro Sampaio e Luísa Sonza lançaram o clipe de 'Atenção', nova música de trabalho da dupla. Responsável pela composição, Pedro Sampaio assina também a direção criativa do clipe, que tem estética inspirada no filme 'A Fantástica Fábrica de Chocolate', de 2005. O investimento foi tanto que o DJ resolveu trazer até Deep Roy, intérprete original dos Oompa-Loompas, para o universo do clipe. fotogaleria
"Por incrível que pareça, compus 'Atenção' na beira da piscina ao som de um violão, junto ao Rafinha RSQ, em Salvador. Estávamos numa tarde na piscina, pegamos o violão e começamos a cantarolar algumas melodias. Depois, começamos a trabalhar em cima do beat. E, como não podia ser diferente, coloquei a minha marca: energia, dança, uma sonoridade bem quente. Comecei a pensar sobre o que eu queria no clipe, como seria o cenário, a ideia, as cores e queria muito resgatar essas referências do filme. Tudo foi se desdobrando e resultou num processo lindo de assistir, incrivelmente interessante e que enche meu coração de orgulho", explica Pedro, que sempre investe em grandes produções, como foi o caso de 'Fala Mal de Mim', em parceria com Wesley Safadão e Daniel Caon.
Sucesso x Boicote
Com apenas cinco dias da estreia, portanto, o clipe de 'Atenção' já ultrapassa as 5 milhões de visualizações no Youtube. O vídeo que ensina a coreografia da música, liberado há apenas três dias, também vem tendo boa repercussão e já foi assistido mais de 600 mil vezes. Mas o sucesso, no entanto, não tem sido comemorado pela dupla. Aliás, muito pelo contrário. Tanto Pedro Sampaio quanto Luísa Sonza alegaram que o Youtube estivesse por trás de um boicote à produção.
De acordo com a equipe do DJ Pedro Sampaio, a plataforma de vídeos estaria pedindo para que os acessos fossem feitos somente após a confirmação de maioridade, reconhecendo que o clipe apresentava "nudez excessiva" e era impróprio para menores de 18 anos. "Assistam, só isso. Valorizem nosso pop. A gente sempre é boicotada de alguma forma, não importa o que seja. E outra, a responsabilidade pelas crianças são dos pais, não dos artistas. A gente tá fazendo nossa música pra dançar, com coreografia, com bunda sim. A gente gosta. A gente se diverte. Se não, não faria tanto sucesso como a faz. Cabe aos pais decidirem o que a criança pode ou não assistir. Mas enfim, assistam muito o clipe!", disse Luísa Sonza aos fãs.
Pedro Sampaio também se pronunciou sobre o suposto boicote. "Recebemos a informação de que o Youtube está limitando o alcance do clipe, alegando 'conteúdo explicito'. Quem viu o clipe sabe que entregamos uma estética incrível, conceito, coreografia e magia. Estamos levando arte e alegria no clipe! Continuem ouvindo e assistindo 'Atenção'", divulgou o DJ.
Mas o Youtube, por sua vez, nega qualquer tipo de boicote à produção. De acordo com declaração dada por representantes da plataforma ao DIA, o Youtube informou "que não identificou restrições no vídeo".
Estratégia arriscada?
Como era de se esperar, após o anúncio do suposto boicote e da convocação dos fãs para que continuassem consumindo 'Atenção', a música estourou em todas as plataformas. No Deezer, por exemplo, o perfil de Pedro Sampaio registrou um aumento de 56% nos acessos quando comparado à última semana. Em pouco tempo, alguns internautas levantaram a hipótese de que o anúncio do boicote poderia ser uma estratégia de marketing para a divulgação do trabalho.
"A jogada de marketing pra dizer que o Youtube está limitando o vídeo da Sonza", disse uma usuária do Twitter. Na mesma rede social, outros internautas também levantaram a problemática do clipe mesclar elementos lúdicos de 'A Fantástica Fábrica de Chocolate', que atrairia o público infantil, com cenas sensuais, consideradas impróprias para as crianças. "Acho que o clipe do Pedro Sampaio está pegando restrição pela temática ser de um filme infantil e misturarem a sensualidade", disse um seguidor.
Procurada pelo DIA, a equipe de Pedro Sampaio, responsável pelo clipe, não se pronunciou sobre o suposto boicote até o fechamento desta edição.
Leia mais
Comentários