Walter Salles e Gints Zilbalodis Reprodução / Instagram
Publicado 03/03/2025 08:53
Rio - Natural da Letônia, o diretor Gints Zilbalodis comemorou a vitória de "Flow" no Oscar 2025 ao lado do brasileiro Walter Salles, de "Ainda Estou Aqui". Através de uma publicação no Instagram, na madrugada desta segunda-feira (3), os cineastas posaram sorridentes enquanto seguravam suas estatuetas. O momento foi histórico para os dois países, que venceram a premiação pela primeira vez.
Publicidade
Na legenda, o diretor da animação colocou "emojis" das bandeiras do Brasil e Letônia com um coração vermelho. Através dos comentários, os cineastas receberam o carinho do público. "Agora somos primos", brincou um brasileiro. "Os dois filmes que eu queria que ganhassem", celebrou um internauta. "Brasil ama 'Flow'", declarou uma terceira pessoa. "Os dois melhores prêmios da noite", opinou outra usuária das redes sociais.
Enquanto o filme de Zilbalodis conquistou a categoria de Melhor Animação, o longa brasileiro levou o prêmio de Melhor Filme Internacional. Durante o discurso na cerimônia de premiação, que aconteceu neste domingo (2), em Los Angeles, nos Estados Unidos, Walter dedicou a vitória à Eunice Paiva, Fernanda Torres e Fernanda Montenegro.
"Muito obrigada em nome do cinema brasileiro. É uma honra tão grande receber isso. Isso vai para uma mulher que, depois de uma perda tão grande no regime tão autoritário, decidiu não se dobrar e resistir... Esse prêmio vai para ela: Eunice Paiva", iniciou. "E vai para as duas mulheres extraordinárias que deram vida a ela: Fernanda Torres e Fernanda Montenegro", completou. 

A obra brasileira ainda concorreu em mais duas categorias: Melhor Filme e Melhor Atriz, com Fernanda Torres. No entanto, foi superado por "Anora" e Mikey Madison, respectivamente.
"Ainda Estou Aqui"
Na trama, Eunice Paiva (Fernanda Torres) é casada com Rubens Paiva (Selton Mello). Após o marido ser sequestrado por militares nos anos 70, no auge da Ditadura Militar, ela tenta descobrir o paradeiro do ex-deputado. Além disso, precisa se reinventar para criar os cinco filhos sozinha. Fernanda Montenegro interpreta a versão mais velha da personagem da filha. O filme é baseado no livro do filho do casal, o escritor Marcelo Paiva.
"Flow"
A animação conta a história de um gato solitário que teve sua casa destruída por uma inundação. Procurando refúgio, ele encontra um barco habitado por outros animais, tendo que se juntar a eles apesar das diferenças.
Leia mais