Rio - Baseado no livro homônimo de Marcelo Rubens Paiva, o filme "Ainda Estou Aqui" venceu o Oscar na categoria Melhor Filme Internacional, neste domingo (2), na cerimônia que aconteceu em Los Angeles, nos Estados Unidos. O longa desbancou outras obras como "A Garota da Agulha", "Emilia Pérez", "A Semente do Fruto Sagrado" e "Flow" em uma noite histórica e levou a estatueta.
fotogaleria
Diretor do longa, Walter Salles dedicou a vitória à Eunice Paiva, Fernanda Torres e Fernanda Montengro. "Muito obrigada em nome do cinema brasileiro. É uma honra tão grande receber isso. Isso vai para uma mulher que, depois de uma perda tão grande no regime tão autoritário, decidiu não se dobrar e resistir... Esse prêmio vai para ela: Eunice Paiva", afirmou. "E vai para as duas mulheres extraordinárias que deram vida a ela: Fernanda Torres e Fernanda Montenegro", completou.
O anúncio do feito histórico movimentou as redes sociais. "Meu Deus, estou emocionada. É do Brasil, vamos. 'Ainda estou Aqui' merece, a gente merece", afirmou uma usuária do X, antigo Twitter. "É do Brasil. Sorriam", disse outro. "Totalmente premiado", declarou uma terceira pessoa.
Um dia histórico pro cinema brasileiro. UM DIA DE LAVAR NOSSA ALMA. Ainda Estou Aqui Meelhor Filme Internacional. QUE COISA LINDA. #Oscarspic.twitter.com/sIqGSr7Hc6