Por thiago.antunes

Rio - O Sistema Fecomércio RJ promove nesta quinta e na sexta-feira, em Miguel Pereira, um novo encontro regional do Mapa Estratégico do Comércio, o levantamento que deverá embasar propostas para o crescimento sustentável do setor no Estado do Rio de Janeiro, de 2015 a 2020. Esta será a segunda edição dos encontros, que começaram na Costa Verde, em Angra dos Reis, no final de março, e seguem, durante este ano, para as demais regiões do estado.

Primeiro encontro do Mapa Estratégico do Comércio foi em Angra dos ReisDaniel Castelo Branco / Agência O Dia

No evento de Miguel Pereira serão discutidas as potencialidades do Centro-Sul fluminense. A principal atividade econômica é o comércio de bens e serviços e turismo, que gera 24 mil postos de trabalho, respondendo 36% dos empregos formais da região. Com quase 278 mil habitantes, segundo as estimativas do IBGE, a área responde por 1,7% da população do estado e 1% do PIB fluminense, com R$ 7 bilhões.

Junto com o encontro, que acontecerá no Hotel da Montanha, o Sistema também levará serviços do Sesc RJ e do Senac RJ para a população com o evento “Base de Ação Social e Educativa - Base S”, no Ciep 494 Alexandre Carvalho, na Rua César Lattes, s/nº. Os eventos serão abertos ao público e as pré-inscrições para as palestras do Mapa Estratégico do Comércio devem ser feitas pelo site www.mapadocomerciorj.com.br.

“O diálogo com os empresários, poder público e sociedade civil de Miguel Pereira é fundamental para o entendimento da realidade local e para a elaboração de propostas afinadas com as necessidades da nossa região, de forma colaborativa. Para isso o encontro regional do Mapa do Comércio será uma iniciativa inédita e de extrema importância para os municípios”, afirma Leôncio Lameira de Oliveira, diretor da Fecomércio RJ e presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Miguel Pereira e Paty do Alferes.

Formulado em parceria com a Fundação Getulio Vargas, o Mapa do Comércio reúne dados socioeconômicos das oito regiões fluminenses. As rodadas regionais do Mapa do Comércio 2015 são um desdobramento da segunda edição do Mapa, lançada em outubro do ano passado, no hotel Copacabana Palace. Com os encontros que se iniciam agora, os atores locais participarão de um Grupo de Trabalho, formado por um grupo eclético que redigirá propostas personalizadas de acordo com as vocações regionais fluminenses, identificando similaridades e diferenças entre as economias dos municípios. Esse trabalho será feito durante os três dias do Mapa e farão parte de uma proposta que será encaminhada ao Poder Público.

Você pode gostar