Por thiago.antunes

Rio - A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) proibiu que as empresas de telecom reduzam a velocidade, cobrem por tráfego excessivo ou suspendam o acesso à internet dos consumidores que já tenham utilizado a franquia contratada. A proibição foi divulgada sexta-feira e vale “por tempo indeterminado”, até que o Conselho Diretor da Anatel divulgue uma decisão definitiva sobre a questão.

Restaura-se, assim, pelo menos “por tempo indeterminado”, a moralidade. No início da semana, o presidente da agência, João Rezende, chegou a dizer que a era da internet fixa ilimitada chegara ao fim. É uma besteira gigante, sobretudo para quem está à frente de um órgão que, em princípio, deveria defender os interesses do cidadão, e não das empresas.

Isso não se faz. Não por acaso, o grupo de hackers Anonymous mandou um recadinho pesado à Anatel. Tratou de derrubar o site do órgão com ataques de DDoS (ou negação de serviço). O grupo também estaria estimulando um boicote às operadoras.

Aí é que está o busílis. Somos dependentes das operadoras, o que daria a elas uma responsabilidade maior no trato com os clientes. Se a Anatel não tiver o pulso firme e, só pra variar um pouquinho, defender os interesses do consumidor, vamos todos lamentar profundamente quando chegar a conta da internet nossa de cada dia.

A bola vai rolar bonito

Gamemaníacos, uni-vos. Está chegando a nova versão do LiveSoccer (já disponível em Android e iOS), totalmente preparada para o Euro 2016, a Copa América e, claro, os Jogos Olímpicos. É bom dar uma espiada nas novidades, além do concurso que vai distribuir prêmios mensais até o fim do campeonato europeu. Comece logo a treinar. Dê uma espiada em http://get.livesoccer.io/press-euro 2016-20160411.

Uma olhada no mercado europeu

Plataforma de empregos de TI, a Landing Jobs vai levar 12 especialistas da América Latina para participar gratuitamente do Landing.jobs Festival, em junho, em Lisboa. Vale para o pessoal das seguintes áreas: Front-end, Back-end, iOS Dev, Android Dev, Data Science e DevOps. A Landing.jobs vai oferecer a passagem e a hospedagem para os selecionados. Inscrições até dia 30 em www.eventbrite.co.uk/e/festival-landingjobs-2016-registration-23446971523

Não abuse da paciência alheia

Ontem recebi um WhatsApp às cinco da madrugada. Não sendo urgente, como não era, trata-se de baita indelicadeza — fruto de ignorância ou pouca intimidade com a chamada netiqueta, ou seja, as regras de boas maneiras no mundo digital. Pessoal tem que usar essas ferramentas com o mesmo respeito com que costuma tratar o telefone. Ou você costuma ligar às cinco da manhã para alguém, por qualquer motivo?

Ponto positivo

Eis aqui uma boa pedida para quem vai fazer suas comprinhas para o Dia das Mães. A plataforma Shop4Help (http://www.shop4help.com) criou um jeito inteligente de aplacar nossa fúria de consumo e, de quebra, ajudar ONGs e instituições sem fins lucrativos. Através do site, as compras feitas em lojas online credenciadas vão render doações às entidades.

Dica para o Dia das Mães%3A novos notebooks da Acer%2C com tela touch que vira tablet. Mamãe mereceReprodução

O Shop4Help repassa 50% para a causa escolhida pelo comprador. Caso o cliente não tenha uma instituição específica, o site destina o dinheiro para a campanha do mês, que é eleita por ordem de cadastro na plataforma. A instituição interessada em participar deverá se inscrever, gratuitamente, na plataforma com uma proposta detalhada. Quanto mais clara e relevante for a proposta mais interessante será para os seus doadores.

Após a doação, tanto o doador quanto a instituição beneficiária recebem informações por e-mail a cada etapa do processo. As lojas parceiras são de vários setores: eletrônicos, eletrodomésticos, produtos para casa, vestuário, turismo. Você vai encontrar por lá algumas empresas bastante conhecidas, como Americanas, Saraiva, Casas Bahia e Nike, entre muitas outras. Sinal de que o negócio é sério. Vale conferir.

O mundo é doido

Três jovens de miolo mole morreram semana passada enquanto faziam selfies numa linha férrea no Norte da Índia. Pode isso? Aí o governo resolveu proibir esse tipo de atividade. Quem for pego nessa besteira vai encarar multas e até um ano de prisão. Merecidamente.

Você pode gostar