Evento estimula mulheres a apostar em empreendedorismo

Startup Women, no Rio até domingo, também ocorrerá em outras oito capitais do país

Por rafael.nascimento

Rio - A segunda edição do Startup Women reúne cerca de cem pessoas no Nex Coworking, na Glória, de sexta a domingo. Ao todo, 75% dos participantes são do sexo feminino, já que o objetivo é justamente incentivar o empreendedorismo entre as mulheres. O evento ocorrerá em outras oito capitais do país entre outubro e novembro deste ano, reunindo empreendedores, desenvolvedores e designers. O investimento é de R$ 120 por participante, que ainda terá direito a fazer todas as refeições.

Durante o evento, os participantes buscam um modelo de negócios e criam um produto viável, usando metodologias apresentadas pelos voluntários. A página no Facebook do Startup Women já tem quase 800 curtidas. Mas é o apoio fora das redes sociais que torna o evento possível, já que a iniciativa conta com o patrocínio de cerca de 20 empresas.

Iniciativa se espalhou por mais de 135 países nos últimos oito anosDivulgação

“O objetivo é fazer com que as pesssoas tomem as rédeas da carreira e do futuro profissional. Não é um evento exclusivamente feminino. A ideia é que tenha integração entre homens e mulheres. O objetivo é trazer mais mulheres para o ambiente empreendedor e, consequentemente, para o mercado de trabalho”, explica Renata Salvini, que também organiza o Startup Women.

A iniciativa sem fins lucrativos faz parte do maior conjunto de startups do mundo, que já sediou 63 eventos pelo mundo para mulheres. Somada a outras ações de empreendedorismo, foram 8 mil encontros em mais de mil cidades de todos os continentes com o objetivo de criar uma estratégia global de educação empreendedora. A ideia se espalhou por mais de 135 países nos últimos oito anos e está há seis no Brasil, contando com a ajuda de voluntários.

Em um dos eventos sediados no país, por exemplo, surgiu a iniciativa da criação da ‘Easy Taxi’, aplicativo para celular que permite a chamada de taxistas. “E o fundador é um dos nossos embaixadores. A ideia é estimular participantes a montarem empresas, gerando novos empregos. O evento reúne empreendedores e empresários, que atuam como mentores”, explica Ricardo Motta, designer em startup e organizador.

Uma assinatura que vale muito

Contribua para mantermos um jornalismo profissional, combatendo às fake news e trazendo informações importantes para você formar a sua opinião. Somente com a sua ajuda poderemos continuar produzindo a maior e melhor cobertura sobre tudo o que acontece no nosso Rio de Janeiro.

Assine O Dia