Por thiago.antunes

Rio - O Estado do Rio esperava o bloqueio das contas pela União a qualquer momento devido ao não pagamento de dívidas cujo governo federal é garantidor, no valor total de R$ 1,36 bilhão. E, segundo o governador Luiz Fernando Pezão, R$ 95 milhões foram confiscados dos cofres fluminenses na noite desta quarta-feira.

"Bloquearam (as contas estaduais) hoje", limitou-se a dizer Pezão, que está em Brasília articulando com a Câmara dos Deputados pela aprovação do projeto de lei complementar da Recuperação Fiscal.

O bloqueio ocorreu em um momento que nem mesmo o calendário de pagamento dos servidores do Executivo foi definido. E a medida acaba atrasando ainda mais o crédito do funcionalismo.

Recuperação Fiscal

A proposta de Recuperação Fiscal suspende em três anos o pagamento de dívidas dos estados em falência, o que evitaria os bloqueios. Mas, em contrapartida, os governos que aderirem ao regime terão que implementar medidas austeras e que afetam sobretudo o funcionalismo. O aumento da contribuição previdenciária para 14% e congelamento de gastos são as ações previstas no texto mais atacadas pelos servidores.

Você pode gostar