Por gabriela.mattos

Rio - Trabalhadores e cidadãos em geral que têm dúvidas de como organizar suas contas e que precisam de orientação para planejar a sua aposentadoria podem aproveitar evento realizado pelo Comitê Nacional de Educação Financeira e Previdenciária (Conef). Entre 8 e 14 de maio vai ocorrer a 4ª Semana de Educação Financeira e Previdenciária (Enef).

Neste período serão oferecidas palestras e cursos gratuitos, com informações e orientações para ajudar na educação e na tomada de decisões conscientes na hora da aposentadoria. Haverá atividades em todo o país, inclusive no Estado do Rio. As empresas não podem vender produtos ou serviços para os participantes da semana.

De acordo com o Conef, as orientações relacionadas à Previdência tem por objetivo estimular o planejamento e a poupança de longo prazo a fim de assegurar uma renda adicional para o período pós-aposentadoria. O comitê é formado por representantes do Banco Central (BC), da Comissão de Valores Mobiliários (CVM), da Superintendência de Seguros Privados (Susep) e da Superintendência Nacional de Previdência Complementar (Previc), entre outros órgãos, entidades governamentais e organizações da sociedade civil.

Orientação para planejar a aposentadoriaReprodução

Já no aspecto financeiro, a semana tenta ajudar os trabalhadores a administrar seu orçamento, a controlar gastos, a ensinar a poupar, além de aprimorar a compreensão sobre planejamento financeiro. As iniciativas não podem envolver propaganda e venda de produtos e serviços financeiros.

O conteúdo da Semana de Educação Financeira e Previdenciária são acessadas na página http://www.semanaenef.gov.br/agenda-oficial/, que é atualizada periodicamente com novas ações e iniciativas. Lá, o interessado vai encontrar informações sobre cursos online ou presenciais em cada estado. No Estado do Rio, inicialmente, haverá atividades entre 8 e 12 de maio, nas cidades de Niterói, Volta Redonda, Seropédica e na capital.

Estão previstos, até agora — pode haver alterações na programação —, 14 eventos entre cursos e palestras online e presenciais no estado. No dia 8 de maio serão três no Município do Rio, Niterói e Volta Redonda. No dia 9, outras três iniciativas no Rio e Niterói.

Dia 10 estão programados dois cursos no Rio; e no dia 11 são três programações, no Rio e em Seropédica, e no dia 12 outras três, somente na cidade do Rio. O público pode participar gratuitamente.

Educação financeira

Na reunião da última quinta-feira em que decidiu a redução do teto dos juros dos empréstimos consignados para aposentados do INSS, o Conselho Nacional de Previdência também debateu a importância da educação financeira para beneficiários de baixa renda. A apresentação foi feita pela coordenadora de Projetos da Associação de Educação Financeira do Brasil, Cláudia Donegá.

Superendividados

O levantamento aponta que 32% dos aposentados do INSS de baixa renda, que ganham até dois salários mínimos (R$ 1.874) por mês, estão superendividados. “O objetivo não é só reduzir o endividamento desse público, mas, principalmente, prevenir essa situação”, comentou a coordenadora de Projetos da Associação de Educação Financeira do Brasil.

Você pode gostar