Por karilayn.areias

Rio - O governo vai anunciar amanhã medidas para incrementar o setor de turismo no país. A informação foi passada pelo ministro da pasta, Marx Beltrão. Ele adiantou apenas que as ações estão ligadas às três premissas da Organização Mundial do Turismo: conectividade aérea, promoção do turismo e política de facilitação de vistos.

Beltrão%3A ações de conectividade%2C promoção e facilitação de vistos Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

Segundo Beltrão, o fluxo turístico atual é de 60 milhões de brasileiros e há capacidade para que mais 40 milhões entrem no mercado.

“O governo tem investido na concessão de aeroportos. Já foram quatro este ano e outros serão feitos no segundo semestre. Vários regionais estão no orçamento da União para serem iniciados este ano. Com o fortalecimento da aviação civil e da infraestrutura de aeroportos nacionais, nós poderemos ter vários outros brasileiros viajando pelo país fortalecendo o turismo doméstico”, disse Beltrão.

O ministro do Turismo informou ainda que o governo trabalha para trazer cada vez mais turistas estrangeiros para o país, mas não detalhou as medidas.

“No ano passado tivemos aumento de 5% de turistas internacionais vindo para cá. Se compararmos com Londres, que foi a última Olimpíada antes do Rio de Janeiro, o aumento foi de 1%. Esperamos que este ano aumente mais”, afirmou.

Questionado sobre a violência no Rio de Janeiro e a chance de que isso prejudique o turismo brasileiro, ele ressaltou que essa situação é uma exceção no país e não uma regra. “Essa é uma questão pontual, não é o que acontece todos os dias no país. É errado dizer isso. Em outros países do mundo que têm o turismo muito forte há [ATOS DE]terrorismo acontecendo praticamente todo mês e eu não vejo a imprensa dizer que isso é uma coisa ruim para esses países”, afirmou.

“Nosso país tem muito o que mostrar, muitas belezas naturais, muitos destinos. Essa é que é a regra. Mostrar o que tem de bom”, afirmou o ministro. 

Setor espera por isenção de vistos

Perguntada pelo DIA sobre o que se pode esperar desse anúncio do governo amanhã, a Associação Brasileira das Agências de Viagens (Abav) informou que a expectativa é de que a flexibilização dos vistos de turistas, como no período dos Jogos Olímpicos do Rio, seja permanente.

Devido ao resultado positivo dos Jogos, principalmente por conta da isenção de vistos aos turistas vindos de Estados Unidos, Canadá, Austrália e Japão, 28 entidades nacionais e regionais assinaram uma carta defendendo a isenção permanente de vistos para estes países entrarem no Brasil. Esse é um pleito antigo do setor, que segundo projeções, pode injetar R$1,4 bilhão na economia.

Você pode gostar