Por karilayn.areias

Rio - Para enfrentar a crise econômica que atinge o estado mais de 200 servidores de 24 municípios do Rio voltaram para a sala de aula. Eles estão participando do Lidera Rio, um programa de formação de líderes públicos com foco em resultados. No final serão apresentados 96 projetos voltados para o desenvolvimento econômico regional. Os melhores serão escolhidos, e a intenção é que os vencedores de cada cidade sejam colocados em prática em seus locais de origem. O objetivo é fortalecer o papel dos gestores públicos, incentivar o planejamento, gestão, liderança e sustentabilidade e criar iniciativas a curto prazo.

Programa Lidera Rio investe no foco em resultados dos líderes públicos de áreas estratégicasDivulgação

Divididos em três turmas de oito municípios cada, os servidores passaram por um processo seletivo que escolheu gestores que trabalham em setores estratégicos. A primeira leva conta com servidores de Niterói, Maricá, São Gonçalo, Petrópolis, Três Rios, Mesquita, Nova Iguaçu e Nova Friburgo. Até dezembro, eles vão ter que colocar em prática tudo o que aprenderam nas aulas, os conceitos assimilados, com resultados medidos e publicados.

"Apesar de no meu município termos uma carteira com 34 projetos, é uma excelente oportunidade para fazermos uma rede com as cidades próximas. E os melhores projetos vão ser escolhidos, apresentados ao prefeito e colocados em prática", elogiou Marília Ortiz,subsecretária de Planejamento e Orçamento de Niterói, que pretende apresentar três projetos no fim do curso.

Em 2018, será a vez dos servidores dos municípios de Itaguaí, Duque de Caxias, Volta Redonda, Barra Mansa, Resende, Itatiaia, Angra dos Reis e Paraty, Cabo Frio, Búzios, Rio das Ostras, Macaé, São João da Barra, Campos, Itaperuna e também Santo Antônio de Pádua (as cidades foram separadas de acordo com a proximidade).

A maioria dos prefeitos já está de olho nos projetos que serão apresentados. "Estamos investindo na formação de gestores que atuam em áreas estratégicas. O objetivo é que eles criem soluções eficientes a curto prazo. E, evidentemente, pensem em melhorias para a cidade", observa Jorge Miranda, prefeito de Mesquita, um dos três municípios da Baixada Fluminense.

O Lidera Rio foi implantado por meio de uma parceria entre o Sebrae/RJ, o Instituto República, o Cidadis, empresa carioca especializada em inteligência, inovação e soluções para cidades, e o Centro de Liderança Pública (CLP).

A partir de janeiro, os monitores da Cidadis irão quinzenalmente aos municípios acompanhar in loco o desenvolvimento dos projetos. O final da primeira turma está prevista para abril de 2018, com a premiação das iniciativas que apresentarem os melhores resultados.

Palestras são cobiçadas

O programa investiu em palestrantes que já participaram do poder público como o arquiteto e urbanista Washington Fajardo, ex-presidente do Instituto Rio Patrimônio da Humanidade durante a gestão do ex-prefeito Eduardo Paes.

"Pensar global e agir local". Essa foi uma das sugestões apresentadas aos alunos pelo economista e ambientalista Sérgio Besserman. Ele destaca a importância de compreender o todo e trabalhar de forma integrada.

"Não dá, por exemplo, para tratar de questões como a estiagem e o risco de seca, sem relacionar o problema global. É claro que a turma da Região Serrana conhece muito melhor a região do que eu. Mas a gente chega com uma visão estratégica. Por muitas vezes, os municípios perdem contratos em Brasília por causa de falta de conhecimento. É muito importante esse tipo de formação ampla, porque o servidor não tem que ser só técnico, mas tem que ter a compreensão do todo", ensina o ambientalista, que já trabalhou no BNDES, no IBGE, no Instituto Pereira Passos.

 

Você pode gostar