Fernando Sixel: mais benefícios serão concedidos automaticamente - ASCOM/INSS
Fernando Sixel: mais benefícios serão concedidos automaticamenteASCOM/INSS
Por MARTHA IMENES

A partir de abril todos os segurados do INSS do Rio e do Grande Rio poderão acessar o portal INSS Digital e usufruir de, pelo menos, 15 serviços oferecidos pelo instituto. Será possível obter extrato previdenciário, pedir aposentadoria por idade e pensão por morte, corrigir dados cadastrais, simular tempo de serviço, entre outros itens, que estarão disponíveis em ambiente totalmente digital sem que o segurado precise se deslocar a uma agência. A adaptação será feira de forma gradativa, segundo informou o INSS com exclusividade ao DIA.

A partir da semana de 19 a 23 de março, as agências da Previdência`Presidente Vargas, Méier e Centro estarão em treinamento para operar no INSS Digital. Na de 26 a 29 deste mês, será a vez dos postos de Copacabana, Praça da Bandeira e Barra. E por último, de 2 a 4 de abril outras nove agências vão operar totalmente no ambiente digital.

"A expectativa é de que logo no início de abril as agências da Previdência operem com o INSS Digital", diz Paulo Cirino, da Superintendência do INSS, que coordena as regiões do Rio e Espírito Santo.

"Os benefícios de salário-maternidade, pensões por morte e aposentadorias serão concedidos automaticamente", anuncia o gerente executivo Fernando Sixel.

A iniciativa faz parte da modernização da autarquia que para facilitar o acesso dos segurados aos serviços além de desafogar as agências, que carecem com falta de servidores, conforme o superintendente informou ao DIA.

Pelo portal meu.inss.gov.br, tanto o aposentado quanto o trabalhador - que ainda vai pedir o benefício - pode resolver tudo em um só lugar e o melhor, sem sair de casa. Para ter acesso a todos esses serviços, basta cadastrar o CPF e senha.

E à medida que o INSS Digital chegar a todas as agências, o atendimento será desafogado. O INSS esclarece que, em média, no Rio, as agendas convencionais de atendimento pela internet ou pela Central 135 estão com prazo de três dias e em alguns postos tal período corresponde a 24 horas.

No final de abril, a oferta de vagas referentes a todos os benefícios será o triplo da atual em todas as agências do estado, segundo o INSS.

"A instituição vai simplificar e automatizar suas rotinas e gerar facilidades para obter benefícios, através do aumento das capacidades de atendimento e conclusão de processos", diz Sixel.

No site 'Meu INSS', veja os serviços mais comuns
Publicidade
EXTRATO PREVIDENCIÁRIO
É o histórico de toda a situação contributiva do trabalhador na ativa, seja empregado, individual, empresário, doméstico e também sobre o aposentado. Permite saber mês a mês se a empresa está repassando a contribuição e se os recolhimentos estão sendo feitos de forma correta. Dá para saber também quais os períodos que faltam para que o segurado possa garantir a comprovação futura ou se está perto ou não de se aposentar.
Publicidade
SIMULAÇÃO DE TEMPO DE CONTRIBUIÇÃO
Conhecida como 'Calculadora do INSS', faz busca automática de todas as informações e dados de vínculos do segurado registrados nos sistemas do INSS para calcular o tempo de contribuição. Assim, pode saber quanto tempo falta para se aposentar. E caso haja buraco que porventura não conste nos registros previdenciários, existe a opção de incluir manualmente os dados para fazer a simulação.
Publicidade
HISTÓRICO DE CRÉDITO DE BENEFÍCIO
Esse histórico é usado para comprovar que a pessoa recebe benefício do INSS e mostra sua renda mensal. Vale para fins legais como abertura de conta em bancos, de crediário, empréstimo consignado, gratuidade para idosos no transporte interestadual, programas educacionais, entre outras finalidades. Detalha valores, o banco e data de pagamento dos benefícios.
Publicidade
APOSENTADORIA POR IDADE
Ao solicitar o benefício da Aposentadoria por idade por meio desse botão, será realizada uma busca para saber se o benefício pode ser concedido automaticamente. Se não for possível, basta agendar por meio do mesmo botão.
Publicidade
SALÁRIO MATERNIDADE
O mesmo acontece com esse botão. Ao solicitar o benefício do salário maternidade, será realizada uma busca para saber se o benefício pode ser concedido automaticamente. Se não for possível, basta agendar por meio do mesmo botão.
Publicidade
RESULTADO DE PERÍCIA
É o documento onde consta se o segurado foi considerado capacitado ou não para o trabalho. Esse serviço se destina às pessoas que solicitaram auxílio-doença ou outro benefício por incapacidade e passaram por perícia médica no INSS.
Publicidade
CARTA DE CONCESSÃO
Documento que comunica ao cidadão sobre a concessão do benefício, a forma de cálculo utilizada para apuração da renda mensal inicial e fornece informações relativas ao banco responsável pelo pagamento.
Publicidade
EXTRATO DE CONSIGNADO
Por meio desse extrato é possível ao segurado conferir todo histórico de créditos consignados realizado com desconto no benefício previdenciário, além de outras informações como a margem da consignação atual, valores de parcela e prazo.
Publicidade
PENSÃO POR MORTE
O programa Meu INSS agora permite ao segurado que tenha contribuído ao instituto que faça a solicitação da pensão por morte pela internet, desde que o companheiro ou cônjuge esteja cadastrado no INSS.
Publicidade
DADOS CADASTRAIS
Pelo Meu INSS é possível ainda corrigir os dados cadastrais na base de dados do institui, como endereço, telefone, por exemplo.
Publicidade
CONSULTAR REVISÃO DO BENEFÍCIO - ART.29
Saber se o benefício está listado para revisão quanto à fórmula de cálculo. Só para os enquadrados no artigo 29, II da Lei 9876/76.
Publicidade
CONSULTA DECLARAÇÃO/NADA CONSTA
Declaração que informa a existência ou não de benefício em seu CPF. Alguns órgãos de governo costumam exigir esse 'Nada Consta'.
Publicidade
EXTRATO DE IMPOSTO DE RENDA
É utilizado pelos beneficiários do INSS que precisam declarar imposto de renda (IR).
Publicidade
AGENDAMENTO/REQUERIMENTO
É possível solicitar e acompanhar atendimento presencial (agendamento) e a distância..
Publicidade
AGENDAMENTO DE PERÍCIA
Serviço de agendamento específico para a perícia médica, tanto para o pedido inicial quanto para o pedido de prorrogação do benefício.
Publicidade
Aprenda a fazer a senha na web
O DIA mostra o passo a passo para fazer o cadastro sem dificuldades e todos os serviços oferecidos no portal aos segurados e beneficiários no INSS.
Publicidade
Inicialmente, é preciso preencher o CPF, nome completo, data e local de nascimento e o nome da mãe para gerar um código de acesso provisório. Depois, o segurado deve fazer login, com a senha provisória.
Logo em seguida, aparecerá mensagem para que o cidadão crie sua própria senha, que deve ser: alfanumérica, ter 9 dígitos, conter um caractere especial (#@$%!*-/ .) e pelo menos uma letra maiúscula e outra minúscula.
Publicidade
Em caso de dúvidas, o segurado pode ligar para a Central 135. Brasileiros no exterior também conseguem acessar o Meu INSS.
Você pode gostar
Comentários