Aposentados e pensionistas da Previdência não precisarão mais fazer a senha do Meu INSS pelo site do instituto. Os bancos pagadores de benefícios vão fornecer os códigos de acesso, informou a autarquia. Por enquanto, somente os bancos Itaú e Mercantil estão integrados ao sistema para fornecer as senhas. A opção para criar a senha fica disponível, geralmente, no menu 'Previdência' do serviço de Internet Banking, das duas instituições. Mas, segundo o INSS, outros bancos deverão oferecer o serviço também pelos seus canais remotos, como a Caixa Econômica Federal e o Banco do Brasil.
De acordo com o INSS, quando estiverem concluídos trâmites necessários para garantir a segurança dos milhares de dados e a interligação entre os sistemas relativos ao Meu INSS e as instituições pagadoras, todos os bancos participarão do fornecimento de senha. O código deixará de ser feito pelo site.
A medida foi bem vista por especialistas. "Muitos não têm acesso à internet ou têm dificuldades em usar o sistema. O recadastramento para prova de vida já é feito nos bancos, o cadastro de senha seria mais um serviço", avalia a advogada previdenciária Janaína Fernandes, do escritório Fernandes e Mantuano Advogados.
Vale lembrar que o Meu INSS é uma ferramenta que foi criada para facilitar a vida dos segurados. Acessível por meio de computador ou celular. Permite fazer agendamentos e consultas.
Alguns serviços do site precisam de senha e login para acesso. Para fazer o cadastro, é preciso CPF, nome completo, data de nascimento, nome da mãe e estado onde nasceu. Algumas perguntas são feitas para conferir a identidade do usuário. Ao respondê-las corretamente é gerado código de acesso provisório para entrar em meu.inss.gov.br.
Com o código, o segurado deve fazer login e senha. Logo em seguida, aparecerá a mensagem "senha expirada" para que seja criada seu próprio código, que deve ser: alfanumérico, ter 9 dígitos, conter um caractere especial (#@$%!*-/ .), ter pelo menos uma letra maiúscula e outra minúscula.