A medida deve injetar R$ 21 bilhões na economia do país e movimentar o comércio e outros setores - Marcelo Camargo / Agência Brasil
A medida deve injetar R$ 21 bilhões na economia do país e movimentar o comércio e outros setoresMarcelo Camargo / Agência Brasil
Por MARTHA IMENES

Rio - Os segurados do INSS poderão agendar a troca de banco pagador e forma de pagamento no instituto sem precisar sair de casa. Até o final do mês, o portal Meu INSS - que pode ser acessado por tablet ou celular - vai oferecer mais de 20 serviços com dia e hora marcados no posto.

Outros serviços que estarão disponíveis para agendamento são: atualização de dados cadastrais, cadastro de procuração, solicitação de pagamento não recebido, solicitação de desbloqueio do benefício para empréstimo consignado, além de concessão de aposentadoria e salário-maternidade. Após liberação dos novos serviços, o segurado poderá fazer o agendamento pelo portal Meu INSS e pela central de atendimento 135.

VEJA COMO FAZER

Ao acessar a página www.inss.gov.br, o segurado deve clicar no ícone "Serviços" ao lado esquerdo da página. Em seguida, em "Agendamento". Após abrirá uma nova aba onde vai aparecer um quadrado amarelo, basta clicar nele e em seguida escolher o tipo de serviço que deseja marcar no INSS. No item "Alterar meio de pagamento", por exemplo, o segurado, aposentado ou pensionista poderá mudar a forma de pagamento ou a conta bancária que recebe o benefício.

De acordo com o INSS, "o cidadão pode optar por receber o seu benefício em uma conta-corrente ou poupança, desde que seja ele próprio o titular da conta. Pode alterar também para cartão magnético, caso já receba em conta bancária".

Um ponto que o instituto destaca é que a alteração da modalidade de pagamento pode gerar tarifas bancárias, referente à manutenção e movimentação da conta. Neste caso, o segurado pode ainda optar pelo recebimento em conta bancária, o que pode ser feito também no próprio banco.

Atualmente, o segurado precisa ir até a agência e solicitar o serviço pessoalmente, sem marcar hora, o que faz com que a espera pelo atendimento no local seja incerta. As medidas integram uma série de alterações no atendimento, implantadas a partir da digitalização dos serviços, informou o INSS.

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