-
Por

Não responda zap, e-mail ou mensagem de texto. Não revele senha, não assine nada, não fale com estranhos! Não clique ali, aqui, acolá... em lugar nenhum! Todo cuidado é pouco em tempos de devolução da caderneta de poupança, restituição do Imposto de Renda e liberação do PIS-Pasep. Isso porque o submundo dos golpes e fraudes pela internet funciona 25 horas por dia-e-noite, sem parar, de olho no seu bolso, na sua conta, nas suas joias ou nas suas bijuterias.

Poupadores que pediram na Justiça pagamento dos expurgos ou confiscos da inflação (pelos planos Bresser, Verão e Collor 2), por exemplo, só devem se cadastrar no site www.pagamentodapoupanca.com.br e nenhum outro mais. Apenas este site oficial está habilitado a receber adesões ao acordo firmado entre a AGU (Advocacia Geral da União), a Febraban (federação dos bancos) e o Idec (instituto de defesa do consumidor).

Fato é que existe uma infinidade de gambiarras, armadilhas e assaltos digitais rondando o seu dinheiro. Os mais comuns são falsos sites, falsos e-mails e falsos empregos (leia mais ao lado). É preciso estar atento e resistir a tentações, tendo em mente que o sucesso dos golpistas ou fraudadores depende muito mais do descuido dos clientes do que dos investimentos dos bancos em tecnologias de vigilância, segurança, proteção e prevenção.

Evitar o estelionato virtual não é complicado, só exige algumas cautelas contra pequenas distorções seguidas de grandes distrações. Uma recomendação básica é ficar em alerta ao acessar a conta corrente pelo site do banco. O usuário tem que conhecer bem o ambiente para reconhecer logo qualquer coisa estranha. Ao desconfiar, deve interromper o procedimento na hora e acionar urgentemente a instituição. Outra recomendação muito trivial, mas pouco praticada, é "não utilizar telefones celulares de terceiros para entrar em contato com o banco", já que os dados da conta e a senha ficam registrados na memória dos aparelhos. Parece fácil... e é. Afinal, golpes financeiros só são possíveis porque, por dinheiro, até pessoas espertas fazem coisas estúpidas.

'Phising': Eles têm o dom de iludir
Publicidade
Os especialistas chamam de 'phishing' o esquema em que sites originais são duplicados de modo a iludir o usuário e redirecionar a operação para um endereço marginal a fim de roubar senha, login, assinatura eletrônica, outros códigos de acesso e outras informações íntimas, pessoais e "transferíveis". O importante é tomar cuidado e verificar rigorosamente se o endereço de rede acessado (URL) é o válido, é o correto, é o mesmo de sempre. Vale lembrar que os sites originais, principalmente os de instituições financeiras confiáveis e seguras, sempre usam nos navegadores o bom e velho "cadeado" antes do prefixo https://.
 
Publicidade
Vantagens ou benefícios no 'grito'
Os falsos e-mails de instituições financeiras chegam sempre "gritando" vantagens ou benefícios com que você acabou de ser contemplado ou "alertando" para a necessidade de supostas atualizações de dados. Para se livrar desse tipo de mensagem duvidosa, basta resistir à tentação de abri-la e removê-la para a caixa de spam. Lá, o seu provedor vai "entender" que você rejeitou aquilo e vai, no futuro, automaticamente, desviar esse tipo de "lixo" da sua caixa de entrada. Importante lembrar que bancos sérios e idôneos não fazem notificação ou atualização de dados por e-mail ou por telefone. Simples assim.
Publicidade
 
Vagas imperdíveis! Chance única!
Publicidade
Num país com mais de 20 milhões de desempregados e desalentados, é cruel que haja pessoas dispostas a tirar proveito dessa tragédia social mas que essas pessoas existem, existem. Os falsos empregos e falsas oportunidades costumam oferecer VAGAS IMPERDÍVEIS de trabalho e CHANCE ÚNICA de ganhar dinheiro sem sair de casa. Nesse caso, a ordem é desconfiar sempre de DINHEIRO FÁCIL, SALÁRIO ACIMA DO MERCADO ou ORDEM DE PAGAMENTO A SEU FAVOR. E, acima de tudo, jamais, nunca CLIQUE AQUI... Números da Febraban mostram que, de todas as transações bancárias feitas pela internet, apenas 0,0006% é vítima de fraudes. Não seja você nem esse 0 à esquerda, nem esse 6, nem esse meia-dúzia.
Bom Domingo e Boa Sorte!
Publicidade
 
Você pode gostar
Comentários