Foco de acertos tem sido, na maioria dos casos, processos de auxílio-doença e aposentadoria por invalidez - Agência O Dia
Foco de acertos tem sido, na maioria dos casos, processos de auxílio-doença e aposentadoria por invalidezAgência O Dia
Por MARTHA IMENES

Rio - Trabalhadores que estiverem perto de se aposentar por idade (mulheres aos 60 anos e homens aos 65 anos), ou por tempo de contribuição - mulheres (30 anos de serviço) e homens (35), têm que ficar de olho se estão próximos de atingir os critérios da Fórmula 85/95 progressiva da Previdência. Isso porque a partir de 2019 a regra, que soma idade mais tempo de contribuição, terá um ano aumentado, passando a 86/96. Especialistas recomendam ao segurado que atingiu os pontos este ano (85, no caso das mulheres; 95 no dos homens) que deem entrada no benefício até dezembro para garantir aposentadoria sem desconto.

A fórmula aumentará a pontuação para aposentadoria até chegar em 2027 com a exigência de 90 pontos (mulheres) e 100 (homens). A vantagem por fazer essa opção é que o trabalhador se livra da incidência do Fator Previdenciário, que considera a expectativa de vida e pode provocar redução média 30% no benefício. A regra 85/95 faz a pensão aumentar quase R$ 1 mil, com o segurado recebendo valor integral, sem redução do fator.

A novidade é que o pedido de aposentadoria agora pode ser feito pela internet desde a implantação do INSS Digital. Mas para isso é preciso que o segurado tenha atingido todos os requisitos para requerer a aposentadoria: por exemplo, mulher com 55 anos de idade e 30 anos de serviço, a soma dá 85 (55 30). No caso do homem, se tiver 60 anos de idade e 35 de contribuição (60 30 = 95).

PELA INTERNET

Desde o mês passado, segurados podem fazer o pedido da aposentadoria por idade, tempo de contribuição e até salário maternidade, pela internet, pelo www.inss.gov.br. A diferença é que no pedido por idade é gerado um protocolo e o segurado acompanha o andamento de casa. Na aposentadoria por tempo de contribuição, não tem protocolo e se houver divergência, é preciso aguardar que o INSS chame ao posto.

Outros serviços também podem ser feitos pela internet, como agendar a troca de banco pagador e forma de pagamento no instituto sem precisar sair de casa. O portal Meu INSS - que pode ser acessado por tablet ou celular - oferece serviços com dia e hora marcados na agência.

Os agendamentos disponíveis são: atualização de dados cadastrais, de procuração, solicitação de pagamento não recebido, solicitação de desbloqueio do benefício para empréstimo consignado, além de concessão de aposentadoria e salário-maternidade. Após liberação, o segurado poderá agendar pelo portal Meu INSS e pelo 135.

Ao acessar a página o segurado deve clicar no ícone "Serviços" ao lado esquerdo. Em seguida, em "Agendamento". Após abrir nova aba em que aparecerá quadrado amarelo, basta clicar e escolher o serviço que deseja.

Como dar entrada no benefício pelo portal Meu INSS
Publicidade
Uma das principais dúvidas de quem quer requerer o benefício no INSS é a lista de documentos necessários para dar entrada no pedido. Os trabalhadores devem juntar todos os comprovantes de suas contribuições previdenciárias, como contracheques, Carteira de Trabalho, carnês, recibos e contratos assinados.
Todos esses registros de entrada e saída das empresas e recolhimentos avulsos (quando houver) devem constar no Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS), que é o extrato de contribuições previdenciárias. O documento é o número um para o trabalhador acompanhar se os recolhimentos estão sendo lançados pela empresa e, principalmente, se todos os dados estão corretos.
Publicidade
Com os documentos conferidos em mãos, o segundo passo do segurado é criar senha e login no Meu INSS para poder dar entrada do benefício sem sair de casa. O pedido pode ser feito pela internet (inss.gov.br) ou pela Central de Atendimento 135, a ligação é gratuita.
O DIA mostra o passo a passo para fazer o cadastro sem dificuldades e todos os serviços oferecidos no portal aos segurados e beneficiários no instituto.
Publicidade
Inicialmente, é preciso preencher o CPF, nome completo, data e local de nascimento e o nome da mãe para gerar um código de acesso provisório. Depois, o segurado deve fazer login, com a senha provisória.
Logo em seguida, aparecerá mensagem para que o cidadão crie sua própria senha, que deve ser: alfanumérica, ter 9 dígitos, conter um caractere especial (#@$%!*-/ .) e pelo menos uma letra maiúscula e outra minúscula.
Publicidade
Mesmo depois de seguir as orientações, caso não consiga cadastrar a senha, a orientação do INSS é ligar para a Central 135 ou, em último caso, ir a um posto da Previdência.
Você pode gostar
Comentários