Luiz Carlos Dias dos Santos,  gerente executivo substituto da Gerência Centro do INSS.
 - Divulgação/INSS
Luiz Carlos Dias dos Santos, gerente executivo substituto da Gerência Centro do INSS. Divulgação/INSS
Por MARTHA IMENES

O INSS Digital, em funcionamento desde de o fim do mês passado tem facilitado a vida de segurados da Previdência. Somente entre 21 e 28 de maio, segundo dados do próprio INSS, 2.187 trabalhadores se aposentaram sem sair de casa no Rio. Deste total, 1.888 eram aposentadorias por idade e outras 299 por tempo de contribuição. Ainda foram liberados sete benefícios de salário maternidade no mesmo período.

"A concessão automática tem sido de grande valia para a instituição e trabalhador. A redução na espera é o principal ganho para os segurados e a tendência é cada vez mais melhorar e diminuir ainda mais o tempo de espera", avalia Luiz Carlos Dias dos Santos, gerente executivo substituto da Gerência Centro do INSS do Rio.

A agilidade se dá, de acordo com o instituto, porque os 105 postos de atendimento do órgão no estado recebem os segurados apenas para conferir a documentação, que é digitalizada e devolvida a ele. As cópias digitais são encaminhadas a um polo de concessão que analisa o requerimento. Depois disso, o beneficiário acompanha a tramitação do processo pela internet, por meio de número de protocolo.

Com o INSS Digital, a meta é diminuir a espera para atendimento a, no máximo, uma semana e o prazo de resposta para até 45 dias. Até bem pouco tempo, a demora para conseguir ser atendido passava de três meses e a a resposta para o pedido de benefício levava pelo menos cinco meses (150 dias) para sair.

COMO FAZER O PEDIDO

Vale lembrar que uma série de benefícios passaram a integrar o novo modelo de atendimento digital, mas o foco do INSS é acelerar a liberação de aposentadorias por tempo de contribuição, informou o instituto. Ao acessar a página www.inss.gov.br, o segurado deve clicar no ícone "Serviços" ao lado esquerdo da página. Em seguida, em "Agendamento". Depois abrirá uma nova aba em que vai aparecer um quadrado amarelo. Então, basta clicar nele e em seguida escolher o tipo de serviço que deseja marcar no INSS.

No item "Alterar meio de pagamento", por exemplo, os aposentados e pensionistas poderão mudar a forma de pagamento ou a conta bancária em que recebem os benefícios da Previdência.

De acordo com o INSS, "o cidadão pode optar por receber o seu benefício em uma conta-corrente ou poupança, desde que seja ele próprio o titular da conta. Pode alterar também para cartão magnético, caso já receba em conta".

Confira como dar entrada no pedido pela internet
Foco de acertos tem sido, na maioria dos casos, processos de auxílio-doença e aposentadoria por invalidez
Foco de acertos tem sido, na maioria dos casos, processos de auxílio-doença e aposentadoria por invalidezAgência O Dia
Publicidade
O trabalhador da iniciativa privada do Rio que contribui para a Previdência já pode pedir aposentadoria na página da autarquia na internet pelo INSS Digital. No endereço eletrônico www.meu.inss.gov.br os segurados terão, inclusive como enviar cópia digitalizada de documentos necessários para concessão de serviços e benefícios. A ferramenta é um dos investimentos do instituto para desafogar o fluxo de atendimento nas agências, que sofrem com a carência de servidores nos postos da Previdência.
Antes de qualquer acesso à pagina, um fato importante a ressaltar é que todos os serviços das plataformas digitais são feitos por meio de uma senha feita diretamente na internet.
Publicidade
Mas como utilizar? Ao entrar na página Meu INSS, entre no ícone "agende seu atendimento", em seguida clique em "agendar". Abrirá uma outra página onde está escrito "protocolo de atendimento" e logo abaixo "requerer" com um espaço em branco e uma setinha, ao clicar nela, o segurado tem várias opções de atendimento, entre elas a "aposentadoria por idade urbana" e a "aposentadoria por tempo de contribuição".
Selecione qual se encaixa no seu perfil. Logo depois abrirá uma outra aba em que são informados os requisitos para esse tipo de benefício e a opção de enviar os documentos pela internet para o INSS.
Publicidade
De acordo com o site, para digitalizar e mandar documentos existem algumas recomendações como formato do documento, por exemplo.
Após escolher o serviço, é preciso clicar em avançar, na aba seguinte é necessário todos os dados de quem vai pedir a aposentadoria. Nesta mesma página, logo abaixo, do lado esquerdo está escrito "arquivos".
Publicidade
Neste campo todos os documentos digitalizados devem ser anexados. É bem simples: no botão "selecionar" clique em qual arquivo salvo no computador deseja enviar.
Após juntar todos os documentos, clique em avançar. Aparecerá uma página onde todos os dados preenchidos vão ser mostrados. Avance novamente e, por fim, abrirá a página onde o trabalhador terá o "comprovante de requerimento".
Publicidade
Como validar senha e enviar documentos

Para acessar todos os serviços oferecidos nas plataformas digitais do INSS, como consultar extrato de pagamento do mês, atualizar endereço, acompanhamento de pedidos de benefício, revisão e simulação para quem está prestes a se aposentar, por exemplo. Todos esses serviços estão disponíveis no endereço eletrônico na internet www.servicos.inss.gov.br.

Publicidade
Para o segurado que ainda não dispõe de senha e login é preciso fazer um cadastro para ter acesso ao sistema da Previdência Social.
O trabalhador deve clicar no ícone “cadastrar senha”. Nele, aparecerão campos onde devem ser colocados o número do CPF, nome do segurado, data de nascimento, nome da mãe e naturalidade.
Publicidade
Após preencher todos os dados, em seguida aparecerá uma mensagem informando número de acesso, que deve ser informado na Central 135.
Só depois de validado pela Central de Atendimento 135, os serviços do INSS poderão ser acessados pelo segurado.
Publicidade
Caso as perguntas feitas pelos atendentes do INSS não sejam compatíveis com as informações que constam no cadastro, o segurado terá que ir a um posto para cadastrar a senha de acesso para internet. O procedimento, segundo o INSS, é para evitar fraudes.
FORMATOS

Os documentos a serem enviados pela internet devem ter os seguintes formatos: .PDF; .PNG; .BMP; .JPG; .JPEG; .TXT; .RTF; .DOC; .DOCX; .ODT.