Trabalhadores que precisam dar entrada em algum requerimento no INSS têm que realizar agendamento pelo site - Reprodução/ INSS
Trabalhadores que precisam dar entrada em algum requerimento no INSS têm que realizar agendamento pelo siteReprodução/ INSS
Por MARTHA IMENES

RIO - Os trabalhadores que tiverem acesso à internet podem fazer esses requerimentos pelo portal Meu INSS. Mas para isso é preciso ter login e senha, necessários para executar o serviço. Para fazer o cadastro, o segurado deve ter em mãos carteiras de trabalho, contracheques, além de documentos pessoais, como identidade e CPF. Ao acessar o portal, logo na primeira página, ele escolhe a opção "login" no topo ao lado direito da tela do computador.

Em seguida abrirá uma janela do cidadão.br. Nela, clique no botão "primeiro acesso". Na página seguinte, assinale o espaço de "cadastre-se" que fica do lado direito na parte de baixo da tela.

Logo após será pedido número de CPF, nome completo, data de nascimento do segurado, nome da mãe e estado de nascimento para fazer login. Após preencher todas as informações, clique em "próximo".

Neste acesso, o trabalhador responde a cinco perguntas sobre o histórico previdenciário e o seguro-desemprego. Por isso é importante ter as carteiras de trabalho ou contracheques em mãos.

Após esse passo, é gerado na internet um Código de Acesso para o segurado, que será trocado por uma senha que deve conter, no mínimo, nove caracteres, entre eles uma letra maiúscula e um caractere especial. Ao final desse passo, selecione "próximo".

Depois de preencher todas as informações, o site pedirá permissão para que seus dados pessoais sejam usados no site Meu INSS. Escolha "autorizo" para prosseguir.

Agora com login e senha criados, outros serviços podem ser acessados no site e o trabalhador não precisa ir à agência, somente se for chamado.

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