Agência quer que empresas divulguem informações sobre  fórmulas de venda por região e lucros dos componentes de combustíveis - Márcio Mercante / Agência O Dia
Agência quer que empresas divulguem informações sobre fórmulas de venda por região e lucros dos componentes de combustíveisMárcio Mercante / Agência O Dia
Por O Dia

Rio - A Agência Nacional de Petróleo (ANP) aprovou uma medida que propõe às empresas do ramo de combustíveis, como a Petrobras, que divulguem informações sobre preços, fórmulas de venda por região e lucros dos componentes de combustíveis, biocombustíveis e gás natural para o público geral. Empresários ainda não se manifestaram sobre a resolução da agência.

A resistência à medida é principalmente em relação à divulgação dos valores para o mercado. De acordo com a diretoria da Petrobras, há uso de critérios não numéricos na definição de seus componentes.

Segundo nota da agência reguladora, o objetivo é "ampliar a transparência na formação dos preços de derivados de petróleo e gás natural, para proteger os interesses dos consumidores e promover a livre concorrência".

A aprovação do documento repercutiu em órgãos como o Ministério da Fazendo, que não acredita que a divulgação dos dados de cada agente influencie realmente os consumidores finais.

A proposta vai para consulta pública na próxima segunda-feira e a ANP deve ouvir outros agentes de mercado sobre o tema. A audiência que decide a proposição está marcada para 3 de outubro.

Você pode gostar
Comentários