vagas empregos - divulgação
vagas empregosdivulgação
Por O Dia

Rio - Num momento em que o país tem mais de 13 milhões de desempregados, o feriado de 7 de Setembro pode representar a oportunidade de quem procura ocupação para voltar ao mercado de trabalho e assim conquistar a sua independência. No Rio, são 2.109 oportunidades disponíveis. Hoje, um feirão de vagas vai encaminhar 600 candidatos a empresas que estão contratando. O evento ocorre no Engenho de Dentro. Já as secretarias municipal e estadual de Trabalho oferecem outras 1.509 chances de empregos com salários que chegam a R$ 5 mil.

A partir das 10h, quem tiver interesse em tentar vagas no setor privado, a Comunidade Católica Gerando Vidas promoverá um feirão na Praça do Trem, próximo ao Estádio do Engenhão. São oportunidades para os setores do comércio e serviços. Os candidatos devem ter Ensino Médio completo.

De acordo com organizadores da feira, até as 14h desta sexta-feira, voluntários farão a triagem de candidatos para fiscal de loja, telemarketing, técnico em enfermagem, entre outros cargos. O atendimento é por ordem de chegada. Será preciso apresentar currículo atualizado.

Gerente de inserção profissional da Fundação Mudes, Sueli Fernandes considera o autocontrole o primeiro fator para ter sucesso no processo seletivo. "Nesse momento de desemprego, existem pessoas muito e pouco qualificadas. Mas outras estão no mesmo nível, então é preciso mostrar confiança ao recrutador", explica.

"A dica de chegar com antecedência não é só para mostrar pontualidade, mas também para observar como as pessoas se comportam na empresa. Isso dá informações ao candidato e ajuda no processo de seleção", recomenda a especialista.

CADASTRO NOS POSTOS DO SINE

Para as 968 oportunidades da Secretaria Estadual de Trabalho e Renda, os interessados devem ter do Ensino Fundamental incompleto ao Superior. O cadastro é efetivado após fazer inscrição em um dos 36 nos postos do Sine/Setrab ou pelo site maisemprego.mte.gov.br. Do total, 525 vagas são para pessoas com deficiência.

Já a Secretaria Municipal de Desenvolvimento, Emprego e Inovação do Rio está encaminhando candidatos para 541 vagas de Ensino Fundamental incompleto a Superior. Dessas, 248 são para destinadas a quem tem deficiência. As oportunidades estão disponíveis em um de Centros Municipais de Trabalho e Emprego.

O interessado deve comparecer em dia útil com identidade, CPF, carteira de trabalho e PIS para ser encaminhado e, se preencher o perfil, será encaminhado para entrevista. 

Dicas para voltar ao mercado

A última pesquisa do IBGE mostrou que, dos 12,966 milhões de desempregados no país, 4,8 milhões são do grupo dos chamados desalentados: estão fora da força de trabalho por motivos pessoais ou desistiram de procurar oportunidades e 13% da população fluminense ainda está sem emprego.

Sueli Fernandes, gerente de inserção profissional da Fundação Mudes, destaca que, para quem deixou de procurar emprego, a falta de experiência durante um certo período pode ser item contra o candidato. "Porém, um bom comportamento na entrevista pode tirar qualquer impressão de desistência", pondera.

Uma outra orientação para voltar ao mercado é avaliar primeiro os motivos dessa 'saída'. Sueli diz que procurar as empresas que deram respostas negativas para um feedback - retorno sobre os motivos da resposta - é o primeiro passo para avaliar o que deve ser mudado, seja no currículo ou na hora da entrevista.  

Onde ir

ENGENHO DE DENTRO

O Feirão com 600 vagas acontece hoje das 10h as 14h, na Praça do Trem. Interessados devem levar currículo atualizado. As oportunidades exigem ensino médio completo.

SETRAB

A Secretaria de Trabalho e Renda abriu 968 vagas para Ensino Fundamental a Médio, com salários de até R$5 mil. Interessados devem ter cadastro no Sine para visualizar as oportunidades.

 

 

*Reportagem da estagiária Edda Ribeiro, sob supervisão de Max Leone

 

Você pode gostar
Comentários