Por Luiz Fernando Santos Reis*

Rio - Estamos às vésperas de eleição de extrema importância para o estado. Desnecessário falar da situação que todos os serviços públicos se encontram e o gigantesco desafio que se apresenta para colocar o Rio no rumo do desenvolvimento. A Aeerj, que congrega empresas que constroem e mantêm a infraestrutura do estado, elaborou trabalho - "Propostas para os Candidatos" - que tem o objetivo de reverter o quadro ainda no próximo exercício.

É fundamental promover "o reequilíbrio das contas públicas no menor prazo possível para que investimentos sejam retomados" e que se abra a "cooperação entre todos os entes federativos e a iniciativa privada (nacional ou estrangeira) para incentivar investimentos, garantindo a participação das empresas fluminenses nos projetos".

Para que o estado volte a ser atrativo é imperioso que a segurança aumente. Do contrário, não haverá investidores, e se não haverá investidores, não haverá desenvolvimento, pois o Estado não terá como fazer. Investimentos em segurança são essenciais, podem aumentar o nível de confiabilidade nas instituições serem geradores de emprego. A modernização, ampliação e construção de equipamentos, como delegacias, presídios são imprescindíveis.

Em se tratando de investimentos, principalmente privados, a segurança jurídica é fundamental. O investidor só será atraído ao se sentir seguro, seja através da segurança pública como da segurança jurídica. As empresas precisam estar seguras de que os contratos serão respeitados.

Ponto importante também é a "Melhoria da Gestão Pública" que é burocrática, lenta e ineficiente. O novo governo deve modernizar a máquina, adote políticas e programas de Estado e não de um governo.

As grandes economias investiram em infraestrutura, têm sistemas de transporte eficientes, estradas com sinalização e pavimento de qualidade, ampliaram a cobertura de abastecimento de água e de saneamento, estruturas hospitalares, educacionais de qualidade. Que enfoque e valorize investimentos em infraestrutura, pois é por meio dela que se alavanca a economia, gera empregos e melhora a qualidade de vida da população.

*Presidente da Associação das Empresas de Engenharia do Rio (Aeerj)

Você pode gostar
Comentários