Rio - Os segurados do INSS enfrentam há vários dias dificuldade para acessar serviços como pedido de aposentadoria e agendamento de perícia médica por meio do INSS Digital. Uma falha na autenticação não permite que o usuário acesse as suas informações no banco de dados do instituto e muito menos faça serviços online. Segundo denúncias recebidas pelo DIA, as informações para criação da senha no sistema são "inconsistentes" com a base de dados do sistema, que o INSS prometia facilitar a vida dos segurados.
E como resolver esse imbróglio? A alternativa, segundo especialistas, é o segurado ligar para a Central de Atendimento 135 e agendar "Atualização de dados cadastrais" e neste dia gerar uma senha no próprio posto para acessar a internet.
Atualmente, existe uma demanda represada de mais de 32 mil processos parados de 90 a 120 dias, em média, no instituto no Rio. São concessões de benefícios, como aposentadoria, auxílio-doença, por exemplo, que deveriam ser concedidos em, no máximo, 45 dias.
"Na verdade o prazo é de 30 dias. Mas o INSS estende para 45, porque o decreto afirma que pode o primeiro benefício pode ser pago em até 45 dias", adverte Herbert Alencar, presidente da Comissão de Direito Previdenciário da OAB-Barra. "Antigamente a concessão era feita na hora e o pagamento que demorava 45 dias. Por conta disso o prazo foi 'dilatado'" , diz Alencar.
Mas por que esse "entrave" nas análises? Conforme informações de servidores, os processos são distribuídos para todo o país por meio do GET Gerenciamento Eletrônico de Tarefas. Ou seja, os serviços são direcionados pelo sistema eletrônico para várias agências da Previdência. Por conta disso, a demanda que "caiu no colo" da Gerência Centro do Rio passou de 30 mil.
Procurados pelo DIA, INSS e Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), pasta à qual o instituto é subordinado, não responderam ao questionamento de quando o sistema vai voltar a operar normalmente.