Lojas já estão decoradas e vendendo produtos natalinos. Consumidores já compram presentes e enfeites na Aidan na Rua da Alfândega - Marcio Mercante / Agência O Dia
Lojas já estão decoradas e vendendo produtos natalinos. Consumidores já compram presentes e enfeites na Aidan na Rua da AlfândegaMarcio Mercante / Agência O Dia
Por GUSTAVO RIBEIRO

Rio - Faltam dois meses para o Natal, mas o Rio já dá as boas-vindas à época mais festiva do ano. Mal passou o Dia das Crianças e o comércio exibe decoração colorida e produtos típicos em todos os cantos da cidade para receber a fiel clientela do Bom Velhinho. A programação especial dos shoppings começa neste sábado pelo BarraShopping, na Barra da Tijuca, que vai inaugurar uma atração turística: uma árvore do tamanho de um prédio de 21 andares na área externa, com vista pela Avenida das Américas.

Algumas lojas da Saara, no Centro, que recebe um aumento de 40% a 50% de público no período, já tiraram os produtos do último Natal do estoque. Com artigos natalinos por todos os lados, como renas luminosas, bonecos de neve, pisca-pisca, presépios e árvores, a Aidan Festas, na Rua da Alfândega, foi uma das primeiras a entrar no clima. "Já atendi vários clientes procurando enfeites para decorar lojas, shoppings e casas", contou a vendedora Ivonete Beatriz, alertando que as novidades ainda vão chegar.

NorteShopping vai receber os personagens do desenho Toy Story - Divulgação

Os comerciantes do Polo Saara esperam registrar alta de 5% a 7% nas vendas em relação ao ano passado. E muitos lojistas já estão recebendo currículos para as contratações temporárias. "Estamos com um otimismo moderado. Acho que depois das eleições a economia vai destravar e o dinheiro vai começar a circular. Várias lojas estão buscando pessoal para o Natal", comentou o presidente do Polo, Eduardo Blumberg. Em média, cada um dos 800 lojistas convoca dois temporários. Outra boa notícia, segundo Eduardo, é que geralmente de 30% a 40% dos funcionários extras são efetivados depois.

O BarraShopping se antecipou à indefinição sobre a Árvore da Lagoa e apresentará neste sábado sua grande árvore de Natal, que será montada no estacionamento. O monumento foi desenhado pelo cenógrafo Abel Gomes, o mesmo que projetou o símbolo da Lagoa. A festa de inauguração terá início às 18h com DJ. Às 19h30, a Banda Sinfônica do Corpo de Fuzileiros Navais sobe ao palco com 115 músicos e, em seguida, bailarinas da companhia italiana Studio Festi comandam o espetáculo. Depois disso, a árvore, de 65 metros, será acesa em meio a queima de fogos. A Lojas Americanas também se adiantaram e inauguraram uma loja temática de Natal no Leblon sábado passado.

A retomada da Árvore de Natal da Lagoa este ano ainda é incerta. A assessoria do empresário Roberto Medina, idealizador do projeto, disse que ainda não tem informação sobre um novo patrocinador, mas prometeu divulgar novidades em novembro. A cidade não realiza o evento há dois anos, desde que o Bradesco Seguros desistiu do patrocínio. Em setembro, a atração foi incluída no calendário oficial do estado.

Projeção da árvore do BarraShopping, da altura de prédio de 21 andares - Divulgação

Novidades: desfiles e Noel online

Além do BarraShopping, o New York City Center e o RioSul vão inaugurar suas decorações neste sábado, iniciando a programação dos shoppings para o Natal. O Papai Noel vai chegar a esses locais no mesmo dia. Paradas natalinas vão animar o Nova América, o Madureira Shopping, o Botafogo Praia Shopping, o Rio Design Barra e o Boulevard Shopping em datas específicas. Artistas circenses farão desfiles com alas temáticas com direito a carro alegórico, figurinos, bonecos e coreografias.

O Natal no Nova América, que começa em 11 de novembro, vai se aproximar da geração conectada. O Papai Noel estará online para receber mensagens e vídeos em uma conta no Instagram. A partir do dia 9, o NorteShopping terá brinquedos temáticos e encontros com personagens do Toy Story. Já o Shopping Tijuca receberá a turma do Mickey em dezembro. O BarraShopping vai sortear 12 Jeeps Renegade 2019, avaliados em R$ 97.940,00. As decorações do Jardim Guadalupe e do Grande Rio estreiam no dia 10 com atrações infantis.

Você pode gostar
Comentários