Serão distribuídas senhas para atendimento na sede do Procon-RJ - divulgação/procon-rj
Serão distribuídas senhas para atendimento na sede do Procon-RJdivulgação/procon-rj
Por MAX LEONE

Rio - Os clientes com dívidas no cheque especial, cartão de crédito e empréstimo pessoal em grandes bancos terão oportunidade de negociar os débitos a tempo de estar em condições de fazer compras na Black Friday, em 23 de novembro. As principais instituições financeiras do país - Bradesco, Itaú, Santander e Caixa Econômica Federal - vão participar de mutirão organizado pelo Procon-RJ para resolver pendências. O evento acontece nos dias úteis entre amanhã e 13 de novembro. Os endividados poderão ter até 70% de desconto nos juros e mora com mais de 60 dias de atraso. O abatimento dependerá de análise de cada caso.

O mutirão 'Limpa Nome' começa com clientes do Bradesco que poderão procurar o Procon entre amanhã e a próxima segunda-feira. A sede do órgão fica na Avenida Rio Branco 25, 5º andar, no Centro. O local funciona de 9h às 15h. Os clientes serão atendidos mediante emissão de senha, conforme a ordem de chegada.

Nos dias 6 e 7 do mês que vem, o atendimento será para quem tem dívidas com o Santander. Para clientes do Itaú/Unibanco, as negociações ocorrem em 8 e 9 de novembro. E nos dias 12 e 13, o mutirão receberá correntistas da Caixa Econômica Federal. Sempre no mesmo endereço e horário.

CARRO E CASA FICAM DE FORA

O acordo estabelecido entre o Procon-RJ e as instituições determina que os consumidores podem renegociar dívidas de produtos oferecidos pelos bancos, entre eles cheque especial, cartão de crédito e empréstimo pessoal. Mas ficam de fora financiamentos de automóveis e da casa própria.

Além de negociar dívidas, os consumidores também terão oportunidade de consultar dados no Serviço Central de Proteção ao Crédito (SCPC), oferecido pelo Clube dos Diretores Lojistas do Rio de Janeiro (CDL-Rio).

O Procon-RJ orienta os interessados em resolver pendências a levar documento de identidade original com foto, CPF e os referentes à negociação com os bancos como: extratos bancários, faturas de cartões de crédito, carta de cobrança, contratos de empréstimos.

NOMEAÇÃO POR PROCURAÇÃO 

Quem não puder comparecer à sede do Procon-RJ pode nomear um representante para negociar a dívida. Para isso, no entanto, é preciso levar uma procuração simples que deverá ter a assinatura do titular da negociação, além da xerox da cópia da identidade e CPF da pessoa indicada para representá-lo.

No site do órgão (http://www.procon.rj.gov.br), os consumidores podem baixar um exemplar da procuração que deverá ser impressa ou copiada.

CUIDADO COM GOLPISTAS

O órgão alerta que golpistas têm ligado para comerciantes se fazendo passar por fiscais do Procon estão ligando para comerciantes. Ele pedem dinheiro para não fiscalizar os estabelecimentos. Denúncias devem ser feitas pelo telefone (21) 2216-8686 ou chamar a polícia.

 

Você pode gostar
Comentários