Deputado federal Hugo Motta (PRB/PB) é autor do Projeto de Lei que quer mudar as regras da distribuição e diminuir o preço dos combustíveis - Divulgação
Deputado federal Hugo Motta (PRB/PB) é autor do Projeto de Lei que quer mudar as regras da distribuição e diminuir o preço dos combustíveisDivulgação
Por Fabio Perrotta Jr.

Rio - Uma das bandeiras do deputado Hugo Motta é baixar o preço do combustível, algo que o brasileiro "não aguenta mais", segundo palavras do próprio parlamentar. Formado em medicina e nascido em João Pessoa, ele foi o deputado federal mais jovem da história do país, ao ser eleito, em 2010, com 86.150 votos e aos 21 anos de idade. Presidiu a CPI da Petrobras e pretende continuar focado no ramo energético, mas neste mandato quer focar no projeto de lei que busca diminuir o valor cobrado pelos combustíveis no Brasil. 

O DIA: O projeto de lei de sua autoria prevê flexibilização na distribuição de combustível. Isso é um dos principais fatores do preço alto na bomba?

Hugo Motta: A ideia principal é possibilitar que a população tenha acesso ao combustível por um preço mais barato do que o cobrado atualmente. Isso será possível estimulando a concorrência. Apenas três empresas detém o monopólio da distribuição de combustível no Brasil. Essa centralização faz com que elas praticamente tenham o poder de decidir o preço do combustível. Com mais empresas no ramo oferecendo os produtos, a disputa aumenta e o preço cai.

Existe alguma previsão de quanto, em média, o preço do combustível pode diminuir?

Ainda não temos um número fechado, mas levando em consideração o lucro que essas três empresas que monopolizam a distribuição tiveram nos últimos anos, podemos notar que há margem para beneficiar a população. Eu acredito que o preço cairá de forma relevante.

Após a apresentação, quais são os próximos passos para a lei entrar em vigor?

A partir de agora o projeto irá tramitar nas comissões temáticas, como Minas e Energia, Defesa do Consumidor e na Comissão de Constituição e Justiça, para que depois possa ir ao plenário da Câmara dos Deputados para votação.

Em caso de desfecho positivo, em quanto tempo o projeto pode virar oficialmente lei?

Essa questão é relativa, pois depende dos relatores dessas comissões citadas anteriormente. Eu e minha equipe iremos articular para que esse projeto possa tramitar rápido. Nós entendemos que se trata de uma prioridade da população brasileira essa diminuição no preço do combustível. O consumidor brasileiro não aguenta mais pagar tão caro para abastecer o carro.

 

Você pode gostar
Comentários