Fim de semana para fazer o IR

Prazo para prestar contas com o Leão acaba no próximo dia 30. Multa para quem não declarar imposto é de R$ 165,74

Por EDDA RIBEIRO*

Daniele sempre deixa para fazer a declaração do IR em cima da hora
Daniele sempre deixa para fazer a declaração do IR em cima da hora -

Rio - Mais de nove milhões de contribuintes ainda não acertaram as contas com o Leão do Imposto de Renda. E eles devem aproveitar o último fim de semana antes do término do período de entrega das declarações. O prazo vai até a próxima terça-feira. Quem não respeitar a data pagará multa de R$ 165,74 ou até 20% do imposto devido apurado. Na reta final, universidades auxiliam no preenchimento. A Receita Federal informou que o primeiro lote de restituição deve ser pago em 15 de junho.

O auditor fiscal Leônidas Quaresma lembra que as consequências para quem não envia a declaração são graves. "Quem é obrigado e não declara, fica sujeito à multa. Além disso, pode ter o CPF pendente de regularização ou suspenso, o que fará com que tenha contas bancárias bloqueadas", diz.

Professor de Finanças e Contabilidade da Faculdade Celso Lisboa, Alexander Araújo alerta o contribuinte a ficar atento, pois na correria há o risco de cometer erro de informações ou deixar de preencher algum campo obrigatório. Neste caso, será preciso fazer declaração retificadora. O ideal é não deixar de enviar, mesmo com pendências.

"Se tiver com o prazo apertado ou faltando alguma documentação, envie a declaração e depois faça uma retificadora quanto tiver com todas a informações em mãos", aconselha Araújo, ressaltando que são cobrados juros com base na taxa Selic enquanto durar o atraso do envio da declaração.

A assistente comercial Daniele Quirino, 36 anos, sempre deixa para a última hora o acerto com o o Leão do IR. E esse ano não foi diferente. Ela vai aproveitar o fim de semana para fazer a declaração. "Já estou com todos os documentos separados", afirma.

Mesmo perto do fim do prazo, algumas universidades dão assistência aos contribuintes. Com atendimento presencial, é preciso levar a última declaração do IR, e toda a documentação comprovatória dos rendimentos e gastos de 2018, bem como relação de bens e direitos, além de comprovantes de despesas médicas.

Estácio

Para sair do local com o preenchimento feito, vale a pena ir a uma das unidades da Estácio. Hoje, seis campus farão plantão.

Unidades

Nova América (9h às 14h); West Shopping (9h às 12h e das 13h às 16h), Nova Iguaçu (9h às 17h), Niterói (8 às 17h) e Angra dos Reis (10h às 13h). As demais cinco unidades vão atender em horário comercial na segunda e terça-feira.

Veiga de Almeida

Na Veiga de Almeida haverá atendimento na próxima terça-feira, das 9 as 18h, na Avenida General Felicíssimo Cardoso 500, no 2º andar andar, bloco B - na Barra da Tijuca. O mesmo ocorre unidade da Rua Ibituruna 108, na Tijuca, com horário das 17h às 20h.

Celso Lisboa

De 17h às 20h, na Rua 24 de Maio 797, no Engenho Novo, a Celso Lisboa vai auxiliar os contribuintes na terça-feira.

*Estagiária sob supervisão de Max Leone

Uma assinatura que vale muito

Contribua para mantermos um jornalismo profissional, combatendo às fake news e trazendo informações importantes para você formar a sua opinião. Somente com a sua ajuda poderemos continuar produzindo a maior e melhor cobertura sobre tudo o que acontece no nosso Rio de Janeiro.

Assine O Dia

Comentários