A ministra da Agricultura, Tereza Cristina - Antonio Cruz/ Agência Brasil
A ministra da Agricultura, Tereza CristinaAntonio Cruz/ Agência Brasil
Por ESTADÃO CONTEÚDO
Pequim - A ministra da Agricultura, Tereza Cristina, reuniu-se nesta quarta-feira, 15, em Pequim com empresários chineses do setor de florestas plantadas e celulose. Em nota, a Agricultura disse que os chineses pediram a uniformização dos certificados fitossanitários para o comércio dos produtos.
"Tereza Cristina sugeriu aos chineses, maiores importadores mundiais de celulose, que as conversas sobre o tema ocorram durante reunião do Brics (grupo formado por Brasil, Rússia, índia, China e África do Sul), que será realizada no Brasil, em novembro deste ano", informou a pasta.
Publicidade
Empresários brasileiros também participaram do encontro. De acordo com a Agricultura, o diretor Jurídico e de Relações Institucionais da Suzano, Pablo Machado, disse que as exportações do setor chegam a US$ 12,5 bilhões e que, no ano passado, a China respondeu por 42,7% das vendas e, em 2017, 40%. "Gostaríamos de continuar e ampliar em longo prazo essas parcerias", disse.
O diretor de Relações Institucionais da Ibá, José Carlos da Fonseca Junior, propôs, ainda conforme a pasta, que áreas degradadas no Brasil sejam usadas para florestas plantadas, o que renderia mais de US$ 6 bilhões de investimentos nos próximos anos. "O Brasil pode expandir as capacidades e suprir as necessidades crescentes da China", disse.
Publicidade
Atualmente, o Brasil tem 10 milhões de hectares de árvores plantadas, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que corresponde a 1% do território nacional, mas é responsável por 91% de toda a madeira para fins industriais.
Desse total, 5,8 milhões de hectares têm algum tipo de certificação florestal, com indicadores reconhecidos internacionalmente que garantem sustentabilidade dos produtos, conforme dados do ministério.
Publicidade
ChemChina
A ministra da Agricultura também esteve com o Frank Ning, CEO da ChemChina e da Sinochem, empresas chinesas que atuam nos setores de agroquímicos e energia.
Publicidade
Na reunião, segundo a Agricultura, Ning disse que com a disputa comercial entre os Estados Unidos e a China os chineses "cada vez mais terão de diversificar a busca por alimentos e comprar mais do Brasil".