Estética in Rio vai movimentar o mercado de beleza  - Divulgação
Estética in Rio vai movimentar o mercado de beleza Divulgação
Por MARTHA IMENES
O Rio de Janeiro vai sediar uma das feiras que mais atrai profissionais do ramo da beleza, a Estética in Rio, que estreia neste sábado no Centro de Convenções SulAmérica. A feira, que vai até o dia 27, mostra as tendências em produtos e tecnologia e capacitação de alta qualidade e atualizada com o que há de mais recente no mercado de beleza e pesquisas.
Esse nicho de mercado é um dos que, em plena crise, tem mostrado um ciclo virtuoso, segundo o Sebrae. O setor de salões de beleza e clínicas de estética atingiu o número recorde de meio milhão de estabelecimentos e estima-se uma alta de 10% no faturamento até o final de 2019, com cifras ultrapassando R$ 107 bilhões. E esse desempenho fez com que os organizadores do evento apostassem no aprimoramento dos profissionais e trouxessem para o público carioca o que há de mais moderno para cuidar do corpo e da psique.
"Desde a primeira edição, dedicamos um grande espaço para os Congressos em nosso evento, porque consideramos que a difusão do conhecimento para os profissionais de estética era essencial para o crescimento do setor. Chegamos ao patamar que queríamos quando não tratamos mais apenas de beleza, mas comprovamos que estar bem com o corpo – pele, cabelos, mãos, pés, nutrição – é também uma questão de bem-estar, de saúde física e psicológica. Serão cinco Congressos acontecendo simultaneamente à feira este ano, e a cada edição, um novo mundo se abre ao segmento”, informa Fátima Facuri, diretora do Grupo Estética In.
Uma ampla e enriquecedora programação compõe a Estética in Rio. Ao todo, cinco congressos e dezenas de workshops poderão ser explorados pelos profissionais do setor, cada um em sua área de atuação.
Congressos
Publicidade
O 13° Congresso Brasileiro Científico de Estética, por exemplo, terá espaço para o tema Remodelagem corporal plus size, palestra com a esteticista Daniella Mota, e Clareamento multicamadas, uma nova geração despigmentante para o tratamento de melasmas, com o farmacêutico Lucas Portilho, ambos de São Paulo.
Vale lembrar que, segundo o Ministério da Saúde, 52% dos brasileiros estão acima do peso. E, de acordo com a Associação Brasil Plus Size (ABPS), a previsão para este ano é que o mercado plus size movimente R$ 7,1 bilhões e tenha um crescimento de 8% em relação a 2018. Hoje, são 56 milhões de mulheres vestindo acima do 46 e 64 milhões de homens no Brasil. Já os melasmas, caracterizados por manchas escuras na pele, mais comumente na face, são uns dos maiores motivos de queixa das mulheres em consultórios médicos.
No 6° Congresso Científico Internacional de Micropigmentação as palestras incluem a “Perspectiva técnica e artística na reconstrução de aréolas”, com a micropigmentadora Roberta Peixoto, do Paraná, prática que também está sendo amplamente difundida como forma de elevar a autoestima e trazer bem-estar às mulheres mastectomizadas. As sobrancelhas, segmento que sofreu um boom a partir de 2015, com a abertura, inclusive, de várias franquias, também estará em foco. Uma das palestras, “Como solucionar design assimétrico comprometidos pela falta de pelos ou procedimentos ultrapassados”, terá prática ao vivo com a micropigmentadora Neti Oliveira, de Santa Catarina. Estes são apenas açguns dos temas que serão abordados no evento.

Estética in Rio
Data: 25 a 27 de maio de 2019
Local: Centro de Convenções SulAmérica - RJ