Cursos podem ser feitos em todas as unidades da Faetec do estado  - reprodução
Cursos podem ser feitos em todas as unidades da Faetec do estado reprodução
Por MARTHA IMENES
Quem busca formação específica ou dar uma incrementada no currículo já pode se inscrever nos cursos profissionalizantes da Faetec. São mais de 23 mil vagas em pelo menos cem opções de cursos, nas modalidades presencial ou semipresencial. As inscrições, que são gratuitas, vão até 11 de julho. Para se candidatar as idades (de 14 a 18 anos) e o nível de escolaridade variam, conforme o curso pretendido.
As vagas estão abertas em unidades espalhadas por todo o estado. O candidato deve se inscrever somente por meio do site www.faetec.rj.gov.br. Os cursos têm duração de dez semanas e são gratuitos. Há oportunidades para aulas de espanhol, informática, maquiador, bartender, confeiteiro, cozinheiro, Autocad 2D e 3D, entre outros.
E foi justamente o leque de cursos oferecidos na Faetec que abriram as portas para Cláudia Carvalho, de 49 anos, moradora da Barra. Cláudia, hoje maquiadora profissional, conta ao DIA que em 2010 iniciou a sua formação na escola de beleza como cabeleireira e desde então não parou mais: fez o cabeleireiro avançado, maquiagem, desenho (para aprimorar o traço), pós médio em produção de moda, corte e costura e até inglês para melhorar o trato com produtos importados. 
Tanta dedicação e empenho valeram convite para lecionar na Faetec e o ingresso por concurso - Cláudia é a única concursada na sua área - na Empresa Brasil de Comunicação (EBC), empresa pública de tevê. "Hoje faço beleza de apresentadores, jornalistas e convidados dos programas da casa", diz Cláudia. "Como docente sinto o maior orgulho de formar vários profissionais que hoje atendem o mercado de moda e beleza e o mercado de noivas", complementa. E dá a dica para quem não sabe se faz a matrícula ou não: "A Faetec sem dúvida me preparou". Os trabalhos da maquiadora podem ser conferidos no seu perfil no Instagram: @claudiacarvalho.beleza.
Publicidade
Curso semipresencial de eletricista
Uma das novidades é a oferta de 210 vagas para o curso semipresencial de eletricista instalador predial de baixa tensão, disponível em sete unidades: Alemão, Barra Mansa, Itaboraí, Magé, Nova Iguaçu, Piraí, e Quintino. Para os interessados em tecnologia serão ofertadas 60 vagas para o semipresencial de Programação Mobile com Android Studio, nas unidades de Marechal Hermes e Quintino.
A área artístico-cultural será contemplada nesse edital com 748 vagas. A lista completa de cursos está disponível no site da Fundação.
O sorteio público das vagas será realizado no dia 12 de julho, a partir das 10h, e a listagem completa será publicada no site da instituição. As aulas começam no dia 29 de julho.