Treinamento que tem ética como base

Em seminário sobre programas para pequenas e médias empresas, associação informa que pretende aprimorar práticas

Por O Dia

Palestrantes debateram sobre anticorrupção dentro das empresas
Palestrantes debateram sobre anticorrupção dentro das empresas -

Rio - A Associação das Empresas de Engenharia do Rio de Janeiro (Aeerj) estuda criar um sistema de tutoria para treinar e capacitar empresas associadas com base no código de ética e compliance, que se refere ao dever de estar em conformidade com atos, normas e leis, para o efetivo cumprimento. Durante o seminário para tratar de programas de integridade no ambiente das pequenas e médias empresas ontem, o presidente-executivo da entidade, Luiz Fernando Santos Reis, afirmou que pretende aprimorar essas práticas. Para ajudar no processo, ainda neste ano, a Aeerj promoverá mais dois eventos para conscientização das empresas. 

"Vemos a possibilidade de a Aeerj ser um canal de ética para associados, para atender e engajá-los nos códigos e princípios. Temos em vista aprimorar e realizar treinamentos, pois entendemos que não há caminho fora disso. Precisamos que seja internalizado e conscientizado pelas empresas e para se torne uma realidade", afirmou Santos.

O seminário, que contou com a participação de Carla Arêde, auditora federal de Finanças e Controle da Controladoria-Geral da União (CGU) Regional do Rio, e Antonio Carlos Nóbrega, assessor especial na Controladoria-Geral do Estado e conselheiro do Coaf, debateu questões de integridade no ambiente das pequenas e médias empresas e aplicação da Lei Anticorrupção. 

Para Carla, as empresas devem usar a integridade como ferramenta de prevenção. "É importante adotar 'Selo Pró-Ética', um reconhecimento de que atuam com integridade", explica. Segundo Nóbrega, com a Lei Anticorrupção, se cria estímulos de incentivos e mecanismos de integridade. "Aqui no Rio, estão sendo vistos os primeiros passos para mudança de cultura", afirmou.

 

Uma assinatura que vale muito

Contribua para mantermos um jornalismo profissional, combatendo às fake news e trazendo informações importantes para você formar a sua opinião. Somente com a sua ajuda poderemos continuar produzindo a maior e melhor cobertura sobre tudo o que acontece no nosso Rio de Janeiro.

Assine O Dia

Comentários