Operação Desembaraço procura grupo estruturado para sonegar impostos - Reprodução Receita Federal
Operação Desembaraço procura grupo estruturado para sonegar impostosReprodução Receita Federal
Por O Dia
Rio - A Receita Estadual do Rio de Janeiro e a Receita Federal do Brasil apreenderam, nesta quinta-feira, cerca de 30 toneladas de artigos de vestuário feminino vindos da China. A Operação Desembaraço, nome dado à atuação, aconteceu no bairro de Cordovil, na Zona Norte do Rio, e no Município de Itaguaí, na Região Metropolitana do estado.
De acordo com a Secretaria Estadual de Fazenda, o objetivo era desarticular um grupo empresarial estruturado que sonega de impostos na importação de mercadorias. Conforme a secretaria, foram retidas aproximadamente 15 mil bolsas e mochilas, dez mil carteiras e 130 mil vestidos, blusas e saias. Segundo as investigações, o grupo teria movimentado R$ 210 milhões, desde 2015.
Publicidade
"O esquema visava promover a concorrência desleal, uma vez que as empresas interpostas se apresentavam como importadoras dos bens, mas na verdade ocultavam os verdadeiros interessados pelas mercadorias, que deixavam de ser equiparados a industrial e não recolhiam os tributos devidos por ocasião da revenda", informou Paulo Ximenes, delegado da Delegacia de Fiscalização de Comércio Exterior da Receita Federal do Brasil no Rio de Janeiro.