Dez mil vagas em cursos técnicos e profissionalizantes para jovens

Inscrições em aulas gratuitas na Faetec e Firjan/Sesi vão até semana que vem. Veja como se cadastrar

Por Larissa Esposito*

Escolaridade exigida varia de acordo com a qualificação dos cursos para os jovens à procura de aulas profissionalizantes e ensino técnico
Escolaridade exigida varia de acordo com a qualificação dos cursos para os jovens à procura de aulas profissionalizantes e ensino técnico -

Rio - Os jovens que estão à procura de qualificação para ingressar no mercado de trabalho têm duas portas de entrada em cursos profissionalizantes gratuitos. São nove mil vagas para aulas na Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec) e mais de 1,3 mil para o Ensino Médio da Escola Firjan Sesi, articulado com o curso técnico da Firjan/Senai. Nos dois casos, os prazos de inscrições estão na reta final, terminando na semana que vem.

Os cursos técnicos oferecidos na Firjan são nas áreas de: segurança do trabalho, logística, automação, petroquímica, manutenção automotiva, jogos digitais, informática, comunicação visual, multimídia, mecatrônica, eletrotécnica e desenvolvimento de sistemas. No terceiro ano escolar, o aluno pode participar de um curso preparatório para o Enem, além de ter um dia para orientação e educação profissional. A matrícula deve ser feita até dia 27.

O cadastro é no site http://www.escolafirjansesi.com.br, onde também está o edital completo. Os interessados devem estar cursando o 9º ano do Ensino Fundamental ou ter concluído, além de renda familiar per capita de até 1,5 salários mínimos (R$ 1.497).

Já na Faetec, as qualificações são de confeiteiro, maquiador, informática Windows, recepcionista, salgadeiro, padeiro, cuidador de idosos, mecânico de motores, entre outros. O prazo para inscrição foi prorrogado até segunda-feira. Para preencher as vagas, é preciso ter a idade mínima entre 14 e 18 anos, conforme a exigência de cada curso. O cadastro é feito por meio do http://intranet.faetec.rj.gov.br:4000/.

Firjan Sesi

Após o cadastro online, haverá uma etapa presencial para validar a inscrição, de 30 de setembro a 4 de outubro, na unidade escolhida, de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h.

O jovem deve apresentar identidade, cópia do CPF, cópia do certificado de conclusão ou comprovação de estar matriculado no 9º ano do Ensino fundamental, autodeclaração de renda e, se tiver, comprovante de dependência de industriário ou ex-industriário com vínculo até três anos antes da data de publicação do edital.

Faetec

Os interessados nos cursos profissionalizantes da Faetec poderão escolher até dois módulos diferentes por CPF. A escolaridade exigida varia de acordo com a qualificação.

Os candidatos inscritos no site serão sorteados pelo sistema e classificados em ordem numérica. Os resultados oficiais serão divulgados no site www.faetec.rj.gov.br.

*Estagiária sob supervisão de Max Leone

Galeria de Fotos

Escolaridade exigida varia de acordo com a qualificação dos cursos para os jovens à procura de aulas profissionalizantes e ensino técnico Divulgação
Cursos gratuitos Divulgação

Comentários